Saiba como solicitar o Certificado de Conclusão do Encceja 2018

Após a realização das provas do Encceja 2018, Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, ocorrida no último dia 05 de agosto, os candidatos estão aguardando a liberação do Gabarito, e principalmente dos resultados individuais. Saiba como solicitar o Certificado de Conclusão do Encceja 2018, pois somente após o resultado individual será possível saber se o candidato obteve a nota mínima exigida para obter o Certificado de Conclusão do Encceja.

No ato da inscrição, o candidato selecionou a Secretaria Estadual de Educação ou Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia que deseja solicitar o Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio ou a Declaração Parcial de Proficiência, e após a prova, com o resultado necessário obtido, deverá comparecer a essa unidade para fazer a sua solicitação de conclusão.

Com mais de 1.695.607 inscritos, sendo 356.326 para obter o certificado de conclusão do ensino fundamental e 1.339.281, para o ensino médio, o Encceja 2018 bateu o numero de candidatos no ano de 2017 em pouco mais de 7%. Com as mudanças ocorridas no Enem em 2017, os candidatos que desejam obter a Cerificação de conclusão devem fazer exclusivamente o Encceja.

Qual a nota necessária para obter o Certificado de Conclusão do Encceja 2018?

Para a Certificação do Ensino Médio, o candidato deverá obter, em cada uma das provas objetivas, no mínimo 100 (cem). Já a prova de Redação, o candidato deverá obter nota igual ou superior a 5,0 (cinco) pontos.

Para obter a Declaração Parcial na área de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física, o candidato deverá Obter duas notas mínimas ao mesmo tempo: o mínimo de 100 (cem) na prova objetiva, e o mínimo de 5 (cinco) pontos na prova de Redação.

Como Funciona a Certificação do Encceja:

Para obter a Certificação de Conclusão de Ensino Fundamental ou do Ensino Médio: O participante deve conseguir a nota mínima exigida nas quatro provas objetivas e na redação.

Para obter a Declaração Parcial de Proficiência: O participante deve conseguir a nota mínima exigida em uma das quatro provas, ou em mais de uma, mas não em todas elas.

Cronograma completo das provas do Encceja

Encceja Nacional

  • Provas: 05 de agosto de 2018
  • Encceja Nacional PPL (Pessoas Privadas de Liberdade): 18 e 19 de setembro de 2018

Encceja no Exterior

  • Provas: 16 de setembro de 2018
  • Encceja Exterior PPL (Pessoas Privadas de Liberdade): 17 a 21 de setembro de 2018

Quando será divulgado o resultado da prova do Encceja 2018?

O resultado individual da prova do Encceja só será divulgado em novembro de 2018, ainda sem data definida pelo Inep, porém o Gabarito será divulgado em 17 de agosto de 2018.

Além do Encceja Nacional, cuja prova foi aplicada neste domingo, dia 05, ainda restam outras provas do programa a serem aplicadas. São elas:

Posso fazer faculdade após obter o Certificado do Encceja?

Sim, o candidato que obtiver a pontuação necessária exigida pelo programa do Encceja, estará apto a cursar o nível superior.

Como acessar o Resultado Encceja 2018

Assim que for liberado o Gabarito do Encceja 2018, você terá acesso aqui, no vocênoenem, de acordo com a sua inscrição, ou seja, Gabarito ENCCEJA 2018 Ensino Fundamental ou Gabarito ENCCEJA 2018 Ensino Médio. O candidato terá acesso as provas e gabaritos. Já a liberação dos resultados individuais só ocorrerá em novembro de 2018, e o candidato terá como visualizá-lo na Página do Participante do Encceja 2018. A senha de acesso a Página do Participante é a mesma cadastrada no ato da inscrição, utilizando o CPF do candidato.

Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites vocênoenem, Clube DETRAN e i50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.

1

Deixe seu Comentário

avatar
1 Comentar tópicos
0 Respostas do tópico
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Tópico de comentário mais quente
1 Autores de comentários
Claudia Souza Autores recentes de comentários
mais novo mais velho mais votados
Claudia Souza
Assinante
Claudia Souza

Boa noite,eu fiz exame do enccejá 2018. Agora não sei… Leia mais »

© 2018 vocênoenem Todos os direitos reservados.

ou

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?