close

Saiba todas as notícias de como serão as provas do segundo dia do Enem

O Enem 2018 já começou e a primeira prova aplicada em 04 de novembro superou as expectativas do Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, com uma abstenção de 24,9% dos candidatos, a menor registrada desde 2009. Mas ainda tem a aplicação das provas no dia 11 de novembro, saiba todas as notícias de como serão as provas do segundo dia do Enem 2018.

No pr√≥ximo domingo as provas aplicadas ser√£o de: Ci√™ncias da Natureza e suas Tecnologias e Matem√°tica e suas Tecnologias. Com meia hora a menos em rela√ß√£o ao primeiro dia, a aplica√ß√£o ter√° cinco horas de dura√ß√£o. Cada prova objetiva tem 45 quest√Ķes, sendo portanto, 180 quest√Ķes de m√ļltipla escolha no total.

E o dia 04, segundo declarou o Ministro da Educa√ß√£o Rossieli Soares da Silva para o G1, Portal de Not√≠cias da Globo: ‚ÄúN√≥s tivemos, talvez, um dos Enems mais tranquilos j√° registrados, porque foram muito poucas as ocorr√™ncias negativas, apenas 71, considerando que s√£o mais de 4 milh√Ķes e 100 mil pessoas participando, 156 mil salas de aplica√ß√£o, mil setecentos e tantos casos munic√≠pios, 600 mil pessoas trabalhando para que o Enem desse certo‚ÄĚ.

E para que essa normalidade aconte√ßa novamente no segundo dia de prova do Enem, boa parte vai depender de cada candidato. Aproveite essa semana de intervalo para dar a √ļltima revisada nas mat√©rias e n√£o esque√ßa que estamos com o hor√°rio de ver√£o vigente no pa√≠s e em algumas partes do Brasil a diferen√ßa de hor√°rio em rela√ß√£o ao de Bras√≠lia chega a 3h a menos.

Hor√°rio das provas no segundo dia do Enem

  • Abertura dos port√Ķes: 12h (hor√°rio de Bras√≠lia)
  • Fechamento dos port√Ķes: 13h (hor√°rio de Bras√≠lia)
  • In√≠cio das provas: 13h30 (hor√°rio de Bras√≠lia)
  • Encerramento das provas: 18h30 (hor√°rio de Bras√≠lia)

Como a prova do Enem ser√° avaliada

Segue abaixo os matizes de conhecimento de referência para a avaliação do Enem na prova Matemática e suas Tecnologias:

  • Compet√™ncia de √°rea 1 ‚Äď Construir significados para os n√ļmeros naturais, inteiros, racionais e reais.
  • Compet√™ncia de √°rea 2 ‚Äď Utilizar o conhecimento geom√©trico para realizar a leitura e a representa√ß√£o da realidade e agir sobre ela.
  • Compet√™ncia de √°rea 3 ‚Äď Construir no√ß√Ķes de grandezas e medidas para a compreens√£o da realidade e a solu√ß√£o de problemas do cotidiano.
  • Compet√™ncia de √°rea 4 ‚Äď Construir no√ß√Ķes de varia√ß√£o de grandezas para a compreens√£o da realidade e a solu√ß√£o de problemas do cotidiano.
  • Compet√™ncia de √°rea 5 ‚Äď Modelar e resolver problemas que envolvem vari√°veis socioecon√īmicas ou t√©cnico-cient√≠ficas, usando representa√ß√Ķes alg√©bricas.
  • Compet√™ncia de √°rea 6 ‚Äď Interpretar informa√ß√Ķes de natureza cient√≠fica e social obtidas da leitura de gr√°ficos e tabelas, realizando previs√£o de tend√™ncia, extrapola√ß√£o, interpola√ß√£o e interpreta√ß√£o.
  • Compet√™ncia de √°rea 7 ‚Äď Compreender o car√°ter aleat√≥rio e n√£o-determin√≠stico dos fen√īmenos naturais e sociais e utilizar instrumentos adequados para medidas, determina√ß√£o de amostras e c√°lculos de probabilidade para interpretar informa√ß√Ķes de vari√°veis apresentadas em uma distribui√ß√£o estat√≠stica.

Matriz de Referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias:

  • Compet√™ncia de √°rea 1 ‚Äď Compreender as ci√™ncias naturais e as tecnologias a elas associadas como constru√ß√Ķes humanas, percebendo seus pap√©is nos processos de produ√ß√£o e no desenvolvimento econ√īmico e social da humanidade.
  • Compet√™ncia de √°rea 2 ‚Äď Identificar a presen√ßa e aplicar as tecnologias associadas √†s ci√™ncias naturais em diferentes contextos.
  • Compet√™ncia de √°rea 3 ‚Äď Associar interven√ß√Ķes que resultam em degrada√ß√£o ou conserva√ß√£o ambiental a processos produtivos e sociais e a instrumentos ou a√ß√Ķes cient√≠fico-tecnol√≥gicos.
  • Compet√™ncia de √°rea 4 ‚Äď Compreender intera√ß√Ķes entre organismos e ambiente, em particular aquelas relacionadas √† sa√ļde humana, relacionando conhecimentos cient√≠ficos, aspectos culturais e caracter√≠sticas individuais.
  • Compet√™ncia de √°rea 5 ‚Äď Entender m√©todos e procedimentos pr√≥prios das ci√™ncias naturais e aplic√°-los em diferentes contextos.
  • Compet√™ncia de √°rea 6 ‚Äď Apropriar-se de conhecimentos da f√≠sica para, em situa√ß√Ķes problema, interpretar, avaliar ou planejar interven√ß√Ķes cient√≠ficotecnol√≥gicas.
  • Compet√™ncia de √°rea 7 ‚Äď Apropriar-se de conhecimentos da qu√≠mica para, em situa√ß√Ķes problema, interpretar, avaliar ou planejar interven√ß√Ķes cient√≠ficotecnol√≥gicas.
  • Compet√™ncia de √°rea 8 ‚Äď Apropriar-se de conhecimentos da biologia para, em situa√ß√Ķes problema, interpretar, avaliar ou planejar interven√ß√Ķes cient√≠ficotecnol√≥gicas.

E assim como você fez no primeiro dia de prova, chegue cedo, garanta um bom lugar na sala e não esqueça do documento obrigatório, aliás, o numero de candidatos que não puderam fazer a prova por falta de documento foi bastante alto, então, não marque bobeira. Boa sorte e ótima prova!!!

Tags : EnemProvas Enem
M√°rcia Rabelo

Autor (a) M√°rcia Rabelo

Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.

guest
0 Coment√°rios
Feedbacks em linha
Exibir todos os coment√°rios