close
Enem 2018

Como serão as provas do segundo dia do Enem 2018🤔

Saiba todas as notícias de como serão as provas do segundo dia do Enem

O Enem 2018 já começou e a primeira prova aplicada em 04 de novembro superou as expectativas do Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, com uma abstenção de 24,9% dos candidatos, a menor registrada desde 2009. Mas ainda tem a aplicação das provas no dia 11 de novembro, saiba todas as notícias de como serão as provas do segundo dia do Enem 2018.

No próximo domingo as provas aplicadas serão de: Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Com meia hora a menos em relação ao primeiro dia, a aplicação terá cinco horas de duração. Cada prova objetiva tem 45 questões, sendo portanto, 180 questões de múltipla escolha no total.

E o dia 04, segundo declarou o Ministro da Educação Rossieli Soares da Silva para o G1, Portal de Notícias da Globo: “Nós tivemos, talvez, um dos Enems mais tranquilos já registrados, porque foram muito poucas as ocorrências negativas, apenas 71, considerando que são mais de 4 milhões e 100 mil pessoas participando, 156 mil salas de aplicação, mil setecentos e tantos casos municípios, 600 mil pessoas trabalhando para que o Enem desse certo”.

E para que essa normalidade aconteça novamente no segundo dia de prova do Enem, boa parte vai depender de cada candidato. Aproveite essa semana de intervalo para dar a última revisada nas matérias e não esqueça que estamos com o horário de verão vigente no país e em algumas partes do Brasil a diferença de horário em relação ao de Brasília chega a 3h a menos.


Horário das provas no segundo dia do Enem

  • Abertura dos portões: 12h (horário de Brasília)
  • Fechamento dos portões: 13h (horário de Brasília)
  • Início das provas: 13h30 (horário de Brasília)
  • Encerramento das provas: 18h30 (horário de Brasília)

Como a prova do Enem será avaliada

Segue abaixo os matizes de conhecimento de referência para a avaliação do Enem na prova Matemática e suas Tecnologias:

  • Competência de área 1 – Construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais.
  • Competência de área 2 – Utilizar o conhecimento geométrico para realizar a leitura e a representação da realidade e agir sobre ela.
  • Competência de área 3 – Construir noções de grandezas e medidas para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano.
  • Competência de área 4 – Construir noções de variação de grandezas para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano.
  • Competência de área 5 – Modelar e resolver problemas que envolvem variáveis socioeconômicas ou técnico-científicas, usando representações algébricas.
  • Competência de área 6 – Interpretar informações de natureza científica e social obtidas da leitura de gráficos e tabelas, realizando previsão de tendência, extrapolação, interpolação e interpretação.
  • Competência de área 7 – Compreender o caráter aleatório e não-determinístico dos fenômenos naturais e sociais e utilizar instrumentos adequados para medidas, determinação de amostras e cálculos de probabilidade para interpretar informações de variáveis apresentadas em uma distribuição estatística.

Matriz de Referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias:

  • Competência de área 1 – Compreender as ciências naturais e as tecnologias a elas associadas como construções humanas, percebendo seus papéis nos processos de produção e no desenvolvimento econômico e social da humanidade.
  • Competência de área 2 – Identificar a presença e aplicar as tecnologias associadas às ciências naturais em diferentes contextos.
  • Competência de área 3 – Associar intervenções que resultam em degradação ou conservação ambiental a processos produtivos e sociais e a instrumentos ou ações científico-tecnológicos.
  • Competência de área 4 – Compreender interações entre organismos e ambiente, em particular aquelas relacionadas à saúde humana, relacionando conhecimentos científicos, aspectos culturais e características individuais.
  • Competência de área 5 – Entender métodos e procedimentos próprios das ciências naturais e aplicá-los em diferentes contextos.
  • Competência de área 6 – Apropriar-se de conhecimentos da física para, em situações problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científicotecnológicas.
  • Competência de área 7 – Apropriar-se de conhecimentos da química para, em situações problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científicotecnológicas.
  • Competência de área 8 – Apropriar-se de conhecimentos da biologia para, em situações problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científicotecnológicas.

E assim como você fez no primeiro dia de prova, chegue cedo, garanta um bom lugar na sala e não esqueça do documento obrigatório, aliás, o numero de candidatos que não puderam fazer a prova por falta de documento foi bastante alto, então, não marque bobeira. Boa sorte e ótima prova!!!


Tags : EnemProvas Enem
Márcia Rabelo

Autor (a) Márcia Rabelo

Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.

Deixe seu Comentário

avatar