Categorias: Provas e Gabaritos

Como serão as provas do Enem 2016

As provas do Enem 206 serão em dois dias, sábado e domingo, e tem 180 questões

No sábado, dia 5 de novembro, o candidato vai responder às provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia), cada uma com 45 questões. Ele vai ter 4 horas e 30 minutos para responder às perguntas, contados a partir da autorização de quem está aplicando a prova.

No domingo, dia 6 de novembro, o participante vai responder às provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira – Inglês ou Espanhol, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação) e Matemática e suas Tecnologias (Matemática), cada uma com 45 questões. Ele vai ter 5 horas e 30 minutos para responder às perguntas, contados a partir da autorização de quem está aplicando a prova.

Nos dias das provas do Enem,5 e 6 de novembro, os portões de acesso serão abertos às 12h e fechados às 13h, seguindo sempre o horário de Brasília. Após o fechamento dos portões, os participantes deverão aguardar em sala de provas até que seja autorizado o seu início, às 13h30min, após procedimentos de verificação de segurança.

Considerando o horário local de cada estado, bem como horário de verão adotado em boa parte do país, os portões serão fechados às 10h no Acre; às 11h no Amazonas, Rondônia e Roraima; e às 12h no Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins.

No Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, alguns dos estados que aderiram ao horário de verão, os portões serão fechados às 13h. No primeiro dia de prova, os participantes terão 4h30 para responder o exame. No segundo, que conta com elaboração de redação, 5h30.

Se o candidato faltar no sábado, ele não será impedido de fazer a prova no domingo, e vice-versa. A nota obtida, no entanto, não servirá para que ele se inscreva no Sisu, nem nos demais programas do Ministério da Educação.

Cartão de Confirmação

O cartão de confirmação já está disponível na página do participante, de onde poderá ser impresso. O documento contém o número de inscrição, data, hora e local onde serão realizadas as provas, se foi solicitado atendimento especializado, a opção de língua estrangeira e da solicitação de certificação (se houver). Confira seus dados e se houver algo errado, você vai precisar ligar no 0800616161 para informar a falha.

Redação

Aqui no vocênoenem você encontrará respostas para as dúvidas mais frequentes dos candidatos sobre o ENEM, ficando por dentro de todos os detalhes.

Deixe um comentário
Compartilhar
Publicado por
Tags: Provas Enem

Posts Recentes

Questões do Enem de 2009 a 2019

Os alunos que vão prestar o Enem contam com mais uma ferramenta pública para auxiliar… Leia mais

3 semanas atrás

Prazo para envio de foto do Enem foi prorrogado

Após diversas reclamações de problemas para carregar a foto no site do Exame Nacional do… Leia mais

1 mês atrás

Mais de 500 mil inscritos no Enem 2020 são treineiros

Dos mais de 5,7 milhões de inscritos para o Enem, mais de 500 mil são… Leia mais

3 meses atrás

Enem será aplicado em janeiro de 2021

O Exame Nacional do Ensino Médio edição 2020 já tem data marcada para acontecer! A… Leia mais

5 meses atrás

Já escolheu as datas do Enem 2020?

Após o adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio 2020, o Enem, o Inep lançou… Leia mais

3 semanas atrás

Enquete Enem 2020: Novas Datas do Enem 2020

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, já têm disponível as datas… Leia mais

3 semanas atrás