close

Saiba como serão corrigidas as provas do Encceja

Antes de falarmos sobre o método de avaliação das provas do Encceja, frisarei alguns pontos importantes sobre o exame. A inscrição para o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) é totalmente gratuita, as datas para inscrição já estão disponíveis em nossa página.

O Programa tem como objetivo certificar jovens e adultos que não conseguiram cumprir seus estudos em tempo adequado. Candidatos que estão cumprindo medida socioeducativa também podem participar com a autorização da pedagoga que cuida da instituição. Basta ler o edital para saber se o educando se enquadra nas normas estabelecidas.  Vamos entender como serão corrigidas as provas do Encceja:

Correção da prova:

Começando pela redação, essa será analisada por dois corretores de forma independente. Cada corretor fará sua avaliação e atribuirá uma nota entre zero (0) e 200 (duzentos) pontos para cada uma das cinco competências. Só será considerada desigualdade se as notas dos corretores somadas tiverem uma diferença de mais de 100 pontos ou se a diferença de alguma competência for superior a 80 pontos.

Existem algumas normas para correção da redação:

  • Caso haja diferença entre dois corretores a nota atribuída será a média aritmética das notas torais atribuídas pelos dois corretores;
  • Caso haja diferença entre dois corretores, haverá recurso de ofício e a redação será avaliada por um terceiro corretor;
  • Caso haja diferença entre o terceiro corretor e os outros dois corretores, a nota final será a média aritmética entre duas notas totais que mais se aproximam, sendo descartadas as demais notas;
  • Caso ocorra um caso descrito no item acima, sendo a nota do terceiro corretor bem desigual das notas totais atribuídas pelos outros dois corretores, a redação será corrigida por uma banca composta por três corretores que por sua vez atribuirá a nota final do participante, sendo descartadas a s notas anteriores.
  • Alunos com alguma deficiência auditiva terão suas provas escritas avaliadas de forma coerente com o aprendizado da Língua Portuguesa como segunda língua.

Como será a prova?

Cada prova é composta por uma redação e por 30 questões para cada nível de conhecimento, somando 120 questões. As questões serão do tipo múltipla escolha com quatro alternativas de resposta.

A prova do ensino fundamental terá, pela manhã, ciências naturais, história e geografia. À tarde, língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e redação; e matemática.

Já a prova do Ensino Médio terá, pela manhã, ciências da natureza e ciências humanas. Durante a tarde são aplicadas as provas de linguagens e códigos, redação e matemática.

Para obter a certificação, o participante deverá alcançar em cada uma das provas objetivas do Exame no mínimo o nível 100 (cem), em uma escala de proficiência que varia do nível 60 (sessenta) ao nível 180 (cento e oitenta). Candidatos com mais de 18 anos que não têm o diploma do ensino fundamental podem prestar diretamente o Encceja para o diploma do ensino médio. Os participantes poderão acessar o resultado mediante consulta ao portal de divulgação de resultados do Encceja utilizando o CPF e senha cadastrada no ato da inscrição. Quem já fez o Encceja em anos anteriores e não obteve a pontuação mínima para aprovação em alguma área do conhecimento pode inscrever-se novamente e tentar aprovação na área de conhecimento desejada para obter a certificação.

Gostou? Então compartilhe na sua rede social!

Elaine Rezende

Tags : Encceja
Elaine Galan

Autor (a) Elaine Galan

Formou-se na instituição de ensino CECA Casimiro de Abreu, autora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50.

guest
2 Comentários
mais novo
mais velho mais votados
Feedbacks em linha
Exibir todos os comentários
maria lima mosso
maria lima mosso
2 anos atrás

quero saber se vai ter prova do ensino medio em

2018

bruna marques quaresma
bruna marques quaresma
2 anos atrás

quero saber se passei na prova do encceja