Veja aqui como ser isento da taxa de inscrição para o Enem 2017
Com as mudanças divulgadas recentemente pelo MEC e Inep, muitos estão se perguntando como ser isento da taxa de inscrição para o Enem 2017. E para auxiliá-los separamos aqui os critérios que pode torna-los isentos deste pagamento.
Algumas coisas permaneceram como antes. São elas:
- Ter concluído o ensino médio em escola pública;
- Ter concluído o ensino médio em escola particular como bolsista, com salário mínimo de até 1,5 por pessoa;
- Provenientes de famílias de baixa renda ou que comprove carência socioeconômica;
A partir de agora também serão isentos quem:
- Pertençam ao CadÚnico – Cadastro Único para Programas do Governo;
- Pertencente a algum programa do Governo, mas não tenham o NIS (Número de Identificação Social).
Vale ressaltar que o aluno que fizer a sua inscrição esse ano e fez no ano anterior, mas não compareceu para realizar a prova perde o benefício da isenção.
O Governo divulgou neta segunda-feira, dia 10, que o aumento da taxa de inscrição em mais de 20%, indo de R$ 68,00 para R$ 82,00 com a intenção de arrecadar parte dos custos da realização da prova, porém informou que a maioria dos candidatos são isentos e que o valor arrecadado não representa nem 1/3 dos gastos para realizar o exame. Mesmo tendo subsídios do MEC o valor é muito abaixo do custo total.
As inscrições começarão no dia 08 de maio e irá até às 23h59m de 19 de maio de 2017. Após a realização da inscrição, o candidato que não for isento deve imprimir o boleto e realizar o pagamento até a data limite de 24 de maio.
Aqueles que declararem que são isentos do pagamento da taxa de inscrição no Enem 2017, terão a responsabilidade de passar os dados para comprovação do benefício e concluir o seu cadastro e estar apto a realizar a prova.
A dará de realização das provas esse ano teve uma alteração. Serão dois domingos seguidos (05 e 12 de novembro de 2017), além da alteração das matérias iniciais. A partir de agora a Redação, Linguagens e Ciências Humanas serão no primeiro dia, com 5h30m de duração, já Matemática e Ciências da natureza serão no segundo dia, com 4h30m de duração. Então programa-se, comece a estudar o quanto antes e boa sorte!
Gostou? Então compartilhe na sua rede social!
Márcia Rabelo