Como se inscrever para o Enem 2020

Passo a passo das inscrições para o Enem 2020

Faltando menos de uma semana para o início das inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, é importante esclarecer algumas dúvidas dos candidatos sobre como será o procedimento e quais fatores devem ser observados por eles. Veja o passo a passo das inscrições para o Enem 2020.

A principal informação para quem vai se inscrever no Enem é ter em mãos o CPF e a data de nascimento, e até aí, tudo tranquilo, não é mesmo?! Pois bem, a seguir você terá acesso ao passo a passo de todas as informações necessárias para finalizar a sua inscrição. Veja:

Após entrar na Página, o candidato deverá preencher o cadastro com os dados pessoais, mas antes deverá escolher a versão do Enem 2020: Impresso ou Digital. A seguir, preencher os dados abaixo:

  • Informar endereço de e-mail único e válido, e número de telefone fixo ou celular válido;
  • Indicar a unidade da Federação e o município onde deseja realizar o exame;
  • Solicitar, se necessário, atendimento especializado, de acordo com as opções descritas;
  • Selecionar a língua estrangeira, inglês ou espanhol, em que realizará a prova de língua estrangeira.

O participante do Enem 2020 deverá criar um cadastro de senha para a Página do Participante, no endereço <sso.acesso.gov.br>, que deverá ser memorizada e/ou anotada em local seguro. Para recuperar a senha, em caso de esquecimento, o candidato deverá acessar o mesmo link e a nova senha será enviada por e-mail. O participante deverá responder um questionário socioeconômico e verificar se a inscrição foi concluída com sucesso.

OBS.: Devido ao período conturbado da Pandemia causada pelo Coronavírus, o Inep irá garantir a gratuidade da participação do Enem de todos os candidatos que estão dentro dos critérios de elegibilidade do Edital 2020, mesmo para quem não fez a solicitação dentro do prazo. Veja abaixo, o comunicado na íntegra do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira:

Isenção da taxa de inscrição

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) vai garantir a gratuidade da taxa de inscrição a todos os participantes que se enquadrarem nos perfis especificados nos editais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mesmo sem o pedido formal dos inscritos. A regra vale tanto para os participantes que optarem pelo Enem impresso quanto para os que escolherem o Enem digital e se aplica, inclusive, aos isentos em 2019 que faltaram aos dois dias de prova e não tenham justificado ausência. A medida está contemplada nos editais nº 33 e nº 34, de 20 de abril de 2020, publicados pelo Inep no Diário Oficial da União do dia 22 de abril de 2020.

Deixe um comentário
Compartilhar

Posts Recentes

Divulgado Edital Parcial do Enem 2021

Diferentemente de anos anteriores, o Inep divulgou nesta segunda, 03, o edital do Exame Nacional… Leia mais

1 semana atrás

Inscrições abertas para o Sisu 2021

Os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio em 2020, já podem se… Leia mais

1 mês atrás

Medias de Notas do Enem 2020

Apesar das dificuldades de acessos relatadas por diversos candidatos, os resultados do Enem foram liberados… Leia mais

1 mês atrás

Divulgação dos Resultados do Enem 2020

O Inep, autarquia responsável pela elaboração e aplicação do Enem, confirmou nesta sexta-feira a divulgação… Leia mais

2 meses atrás

Provas e Gabaritos do ENEM 2020

Treinar com provas antigas do Enem pode ajudar a se acostumar com o estilo das… Leia mais

3 meses atrás

Abstenção recorde marca primeiro dia do Enem 2020

O primeiro dia do Enem 2020 foi marcado pelo recorde de abstenções já registrado no… Leia mais

4 meses atrás