close

Passo a passo das inscrições para o Enem 2020

Faltando menos de uma semana para o início das inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, é importante esclarecer algumas dúvidas dos candidatos sobre como será o procedimento e quais fatores devem ser observados por eles. Veja o passo a passo das inscrições para o Enem 2020.

A principal informação para quem vai se inscrever no Enem é ter em mãos o CPF e a data de nascimento, e até aí, tudo tranquilo, não é mesmo?! Pois bem, a seguir você terá acesso ao passo a passo de todas as informações necessárias para finalizar a sua inscrição. Veja:

Após entrar na Página, o candidato deverá preencher o cadastro com os dados pessoais, mas antes deverá escolher a versão do Enem 2020: Impresso ou Digital. A seguir, preencher os dados abaixo:

  • Informar endereço de e-mail único e válido, e número de telefone fixo ou celular válido;
  • Indicar a unidade da Federação e o município onde deseja realizar o exame;
  • Solicitar, se necessário, atendimento especializado, de acordo com as opções descritas;
  • Selecionar a língua estrangeira, inglês ou espanhol, em que realizará a prova de língua estrangeira.

O participante do Enem 2020 deverá criar um cadastro de senha para a Página do Participante, no endereço <sso.acesso.gov.br>, que deverá ser memorizada e/ou anotada em local seguro. Para recuperar a senha, em caso de esquecimento, o candidato deverá acessar o mesmo link e a nova senha será enviada por e-mail. O participante deverá responder um questionário socioeconômico e verificar se a inscrição foi concluída com sucesso.

OBS.: Devido ao período conturbado da Pandemia causada pelo Coronavírus, o Inep irá garantir a gratuidade da participação do Enem de todos os candidatos que estão dentro dos critérios de elegibilidade do Edital 2020, mesmo para quem não fez a solicitação dentro do prazo. Veja abaixo, o comunicado na íntegra do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira:

Isenção da taxa de inscrição

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) vai garantir a gratuidade da taxa de inscrição a todos os participantes que se enquadrarem nos perfis especificados nos editais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mesmo sem o pedido formal dos inscritos. A regra vale tanto para os participantes que optarem pelo Enem impresso quanto para os que escolherem o Enem digital e se aplica, inclusive, aos isentos em 2019 que faltaram aos dois dias de prova e não tenham justificado ausência. A medida está contemplada nos editais nº 33 e nº 34, de 20 de abril de 2020, publicados pelo Inep no Diário Oficial da União do dia 22 de abril de 2020.

Tags : EnemInscriçãoInscrições EnemPágina do ParticipanteProvas Enem
Márcia Rabelo

Autor (a) Márcia Rabelo

Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.

0 0 voto
Avaliação
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Exibir todos os comentários