close

Veja aqui no vocênoenem como se dar bem na prova do Enem 2017

E aí, já está preparado para os dois dias de provas do Enem? As provas estão chegando, serão nos dias 05 e 12 de novembro, dois domingos seguidos e você ainda tem uns dias para estudar um pouco mais e se dar bem na prova do Enem 2017.

Estudar na reta final do Enem requer alguns cuidados para não ter o efeito contrário. Mas para aproveitar esse tempo da melhor maneira possível, separamos aqui algumas dicas preciosas. São elas:

  • Organize os horários

Se você possui tempo livre o ideal é separar em 04 blocos de 01 horas cada, mantendo sempre um intervalo para relaxar.


  • Organize as matérias

Com pouco mais de 15 dias para fazer a primeira prova do Enem 2017, o ideal é tentar revisar as matérias de forma leve, ou seja, aqueles resumos, pontos anotados, lembretes, poderão ser de grande ajuda.


  • Matérias mais difíceis

Para quem ainda possui muitas dúvidas sobre alguma matéria, essa é a última oportunidade de tirá-las com o professor ou amigo.

  • Dormir e relaxar

Essa pode ser a parte mais fácil, mas para algumas pessoas essa reta final do Enem é a mais cansativa e angustiante, e por isso não conseguem dormir ou relaxar direito por causa dessa ansiedade. Mas isso pode ser a diferença no aproveitamento do que estudou.


6 temas que podem cair na Redação do Enem 2017

Com base no histórico dos temas anteriores, sabemos que na sua grande maioria são abordados temas que estejam relacionados com a minoria. Vamos aos 6 temas:


  1. Causa Indígena

Além de ser um assunto sempre em evidência, recentemente tivemos a discussão da Usina de Belo Monte e também a Renca (Reserva Nacional de Cobre e Associados), onde o atual presidente Michel Temer chegou a assinar um decreto liberando a área para exploração mineral.


  1. Ideologia de Gênero

Outro assunto que têm causado bastante debate e exposição, além dos assuntos relacionados a questão LGBTs. Como lidar, como abordar em casa e principalmente com crianças.

  1. Inclusão Digital

Esse assunto não é novidade, mas vem crescendo cada dia mais e transformando as novas áreas de atuação de trabalho. A internet tem alterado bruscamente os tipos de trabalhos gerados e criados a cada ano, e isso só tende a aumentar com o passar do tempo.

  1. Mobilidade Urbana

Seja nas grandes ou pequenas cidades, esse tema é bastante debatido, principalmente quando se trata de transporte público e também nas opções alternativas, como a bicicleta e as ciclovias, que ultimamente tem tido grande evidência.



  1. Geração Y

Poucas gerações anteriores sofreram tantas mudanças quanto a Y, e isso tornou um conflito acima do normal entre gerações. Além disso, outro item é o mercado de trabalho dessa nova geração movida a tecnologia e sonhos que oscilam de acordo com a situação.

  1. Censura nos meios de comunicação e culturais

A liberdade de expressão é garantida em nosso Constituição, mas está sempre sendo discutida, como por exemplo até onde vai o direito da informação e até onde temos o direito à privacidade e como lidar com esse conflito.

Esses temas podem ter algo em comum com o tema da Redação do Enem 2017, mas o principal é a adaptação que você terá e a tranquilidade na hora de desenvolver qualquer texto. Aproveite os professores e colegas para treinar mais temas e tê-las corrigidas.


Esteja sempre bem informado e por dentro do que acontece no Brasil e no mundo, seja na política, nas questões socioeconômicas ou ambientais, informe-se sempre!


Gostou? Então compartilhe na sua rede social!

Márcia Rabelo




Tags : Enem
Márcia Rabelo

Autor (a) Márcia Rabelo


Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.



Deixe seu Comentário

avatar