Saiba como são realizadas as provas do Encceja
As provas do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) são compostas por quatro provas onde é necessário se obter 100 pontos por matéria no mínimo (a escala vai de 60 a 180 pontos, logo, como temos 30 questões por prova cada questão vale 4 pontos). Fazendo os cálculos você precisa acertar 10 questões de 30 referentes a cada prova, ou seja, é necessário acertar 1/3 de cada prova para se habilitar em cada uma das 4, e nota igual ou superior a 5 em redação de um total de 10 pontos (precisa atingir apenas a metade da pontuação máxima).
Todas as provas são aplicadas em dias e locais distintos, podendo participar qualquer Brasileiro que tenha 15 anos ou mais até a data da realização da prova para o Ensino Fundamental e ter 18 anos ou mais até a data da realização da prova para o Ensino Médio.
As matérias são distintas de acordo com nível que o inscrito deseja se certificar
Para o Ensino Fundamental:
- Matemática;
- Ciências Naturais;
- Historia;
- Geografia;
- Língua Estrangeira Moderna;
- Artes;
- Educação Física;
- Língua Portuguesa;
- Uma proposta de Redação.
Para o Ensino Médio (apenas para os brasileiros residentes no exterior):
- Ciências Humanas e suas Tecnologias;
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias
- Matemática e suas Tecnologias;
- Linguagens
- Códigos e suas Tecnologias;
- Uma proposta de Redação.
Todas as matérias foram elaboradas de acordo com o currículo da Base Nacional Comum e os Parâmetros Curriculares Nacionais. O certificado que comprova suas habilidades é de responsabilidade das Secretarias Estaduais de Educação que por sua vez firmaram com o Inep o Termo de Adesão ao Encceja Nacional.
É de fundamental importância frisar que a matrícula é totalmente gratuita e participam apenas os candidatos interessados em obter seu certificado de conclusão do Ensino desejado, Médio ou Fundamental. Os candidatos que não foram aprovados podem aproveitar o resultado de uma ou mais área de conhecimento avaliado em quaisquer edições anteriores do Encceja. Para isso basta apresentar os resultados anteriores à unidade certificadora, com isso você poderá eliminar algumas matérias.
Existem casos em que os interessados estão cumprindo medidas sócias- educativas sendo assim, quem ficará responsável de realizar a inscrição e ler o edital será a pedagoga da instituição. As inscrições são feitas pela internet assim como a publicação dos editais.
Fique atento e não perca essa oportunidade. Boa Sorte!
Gostou? Então compartilhe na sua rede social!
Elaine Rezende