close
Encceja

Como são corrigidas as provas do ENCCEJA 2018

Saiba como são corrigidas as provas do ENCCEJA 2018

Muitos candidatos não atingem a nota necessária para adquirir seu certificado de conclusão do ensino fundamental ou ensino médio porque na hora de preencher o cartão-resposta não prestam a devida atenção. Todas as provas são corrigidas por leitura óptica e qualquer erro ao preencher o cartão-resposta pode colocar todo seu empenho a perder. Saiba como são corrigidas as provas do ENCCEJA 2018

Outra questão bem importante e que muitos candidatos não sabem é que as provas são corrigidas pelo método TRI. O método TRI trata-se de um sistema capaz de analisar as questões que o estudante respondeu corretamente e dar um peso específico para cada acerto.

Vamos entender melhor:

A prova do ENCCEJA 2018 foi dividida previamente em grupos, ou seja, existirão perguntas fáceis, médias e difíceis. Essas questões estarão dispostas aleatoriamente na prova, não estarão separadas em um grupo específico.  Muitos candidatos acabam usando o chute e por sorte acabam acertando perguntas bem difíceis. O mesmo ocorre com perguntas bem fáceis, mas o candidato acaba errando na resposta. Mas como pode o mesmo candidato acertar tantas perguntas difíceis e errar perguntas tão fáceis? É aí que entra o método TRI, através dele o corretor identifica que o candidato apenas chutou na resposta e o peso de sua nota será menor. Não adianta chutar e acertar porque todas suas respostas são avaliadas e dependendo de seu desempenho o corretor é capaz de identificar se o candidato realmente estudou ou se apenas teve sorte no chute.


No final, a nota não depende apenas do valor absoluto de acertos. Depende também da dificuldade das questões que se acertou ou errou. Não tem jeito, estudar é a única solução. Para conseguir seu certificado o candidato deve atingir o mínimo de 100 (cem) pontos em cada uma das áreas de conhecimento do ENCCEJA 2018.

Na redação o candidato receberá uma nota que varia de 0 a 10 pontos, para o candidato ser considerado apto deve atingir a nota igual ou superior a 5.0. As redações são corrigidas por dois corretores, se a nota for muito desigual entre os dois haverá recurso de ofício, e a redação passará por uma terceira correção. Dúvidas acesse nossa página.


Tags : EnccejaProva do Encceja
Elaine Galan

Autor (a) Elaine Galan

Formou-se na instituição de ensino CECA Casimiro de Abreu, autora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50.

Deixe seu Comentário

avatar