Saiba aqui como ter acesso ao resultado do Encceja 2017

Depois de tanta dedicação o dia da prova do Exame Nacional para a Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) chegou agora vem à expectativa de saber como foi seu desempenho afinal de contas ter ido bem nas avaliações garante seu diploma tanto do Ensino Fundamental quanto do Ensino Médio. Somente neste ano foram 301.583 inscritos para a certificação do Ensino Fundamental e 1.272.279 para o Ensino Médio. Saiba aqui como ter acesso ao resultado do ENCCEJA 2017.

O portal do INEP possui diversas informações e dicas que podem te auxiliar em todas as dúvidas que surgirem. As questões propostas possuem peso diferente de acordo com seu grau de dificuldade porque são elaboradas pela Teoria de Resposta ao Item (TRI). Seu desempenho na prova objetiva será quantificado em cada prova numa escala de proficiência com média 100 e desvio padrão de 20 pontos.

No caso da redação, a nota global será dada numa escala entre 0 e 10 pontos. Na redação o candidato deve ter conseguido uma nota igual ou superior a 5 pontos.

O resultado das avaliações é individual e estarão disponíveis no portal do Inep. Para o candidato acessar o resultado será necessário que informe seu CPF e a senha que você usou no ato da inscrição. O Inep divulgará a data oportunamente.

Liberação do Gabarito oficial do Encceja 2017

O gabarito da prova do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) será divulgado no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) 10º dia útil seguinte ao dia de aplicação da prova. A previsão é que ocorra no dia 1º de Dezembro.

Todos os resultados ficarão armazenados e disponibilizados nas Secretarias Estaduais de Educação ou Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia que fizeram a adesão ao ENCCEJA Nacional 2017 para possibilitar o processo de certificação.

O Certificado do Encceja possibilita a emissão de dois tipos distintos de documentos certificadores: Certificado e Declaração de Proficiência. O certificado é o documento oficial, o qual reconhece que o participante cumpriu, na íntegra, todos os componentes curriculares (disciplinas) do núcleo comum do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio.

Aguardem a data correta para saberem sobre seu desempenho. Boa sorte!

Gostou? Então compartilhe na sua rede social!

Elaine Rezende