Encceja 2021

Como obter seu Certificado do ENCCEJA 2019

Veja como obter seu certificado do ENCCEJA 2019

Parece até mentira, mas o número de pessoas que não conseguiram finalizar seus estudos na idade apropriada é muito grande. Hoje em dia, existem muitos caminhos e facilidades para os interessados conseguirem concluir seus estudos, o problema é que a maioria das pessoas possui uma vida muito corrida que se divide entre trabalho, família e outros afazeres. Estudar é preciso, através dos estudos conseguimos novas oportunidades de emprego, sem falar que ter conhecimento é muito bom. Veja como obter seu certificado do ENCCEJA 2019.

As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) bateram recorde em 2019. Foram 2.973.375 inscrições entre 20 e 31 de maio. O número é 75% maior que em 2018, quando o exame teve 1.695.607 inscritos. As inscrições para o ensino médio foram maioria: 2.331.799, o que representa 78,4% do total. Os inscritos para as provas do ensino fundamental somam 641.576, ou 21,6% do total.

Participar do ENCCEJA e conseguir um bom resultado requer muito empenho e muitas horas de estudo. Após realizar a prova e ter um bom resultado o candidato deve contatar a Secretaria Estadual de Educação indicada no ato da inscrição para solicitar o Certificado ou a Declaração de Proficiência. Geralmente o certificado demora um pouquinho para ser entregue, devido ao grande número de pessoas que solicitam ao mesmo tempo. Um pouquinho de paciência e logo o candidato que conseguiu uma boa nota estará com seu certificado em mãos. A todos os participantes uma boa sorte. Dúvidas acesse nossa página.

Os interessados em estudar ENCCEJA 2019 Ensino Fundamental devem ficar atentos às apostilas de:

Já quem quer estudar ENCCEJA 2019 Ensino Médio devem buscar os materiais de:

Obter seu certificado do ENCCEJA 2019

No edital do Encceja 2019, o Ministério da Educação (MEC) informou que, apesar de ele ser responsável pela aplicação da prova, quem certifica os participantes são as Secretarias Estaduais de Educação.

No momento da inscrição, o candidato informou o nome da Secretaria Estadual de Educação em que ele gostaria de retirar o certificado, e é lá que o participante deve entrar em contato para pedir a expedição dos novos documentos.

Ainda segundo o MEC, “compete às Secretarias Estaduais de Educação definir os procedimentos complementares para certificação, com base nos resultados do Encceja, e certificar seus participantes”. Ou seja, são essas secretarias que irão informar quais serão os próximos passos nesse processo.

Por isso, caso você não lembre qual secretaria foi cadastrada na sua inscrição, entre na sua página do participante e veja qual é a “instituição certificadora” indicada.

Elaine Galan

Formou-se na instituição de ensino CECA Casimiro de Abreu, autora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50.

Deixe um comentário
Compartilhar
Publicado por

Posts Recentes

Último dia para pagar o boleto do Enem 2021

Termina nesta segunda, 19, o prazo para os candidatos que não são isentos da taxa… Leia mais

2 semanas atrás

Inscrições para o Enem 2021 terminam amanhã

O Enem possibilita que milhares de pessoas ingressem no ensino superior em instituições públicas e… Leia mais

3 semanas atrás

Inep divulga editais do Sisu, ProUni e Fies 2021

O Inep divulgou nesta segunda, 28, os editais do Sisu, ProUni e Fies 2021 para… Leia mais

1 mês atrás

Inscrições para o Enem 2021 começam nesta semana

Falta pouco para o início das inscrições para o Enem 2021. De acordo com o… Leia mais

1 mês atrás

Inscrições para o Enem começam em 30 de junho

O Enem 2021 já tem data marcada para acontecer, assim como para se inscrever. Os… Leia mais

1 mês atrás

Ministro confirma Enem 2021 para novembro

O Ministro da Educação, Milton Ribeiro, confirmou nesta segunda, 31, a aplicação do Enem 2021… Leia mais

2 meses atrás