Entenda como justificar a ausência no Enem
Quem deseja fazer o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, e manter a gratuidade da inscrição, deverá se atentar a alguns critérios a partir desse ano. Para este ano de 2021 algumas mudanças serão exigidas na hora da inscrição para o Enem, e uma delas é sobre a justificativa de falta em edição anterior. Entenda como justificar a ausência no Enem.
Antes, o candidato poderia se inscrever quantas vezes quisesse e mesmo que não comparecesse no dia da prova, seria possível obter a gratuidade novamente no ano seguinte, porém, a partir de 2019 não mais possível, somente nos casos em que o candidato justifique por meios de documento o motivo da sua ausência nos dias do exame.
Para isso, o candidato interessado em fazer a sua justificativa, deverá acessar a Página do Participante durante o período estabelecido pelo Inep. Mesmo período que terá para fazer a solicitação da isenção, que será outro procedimento a se fazer.
Como fazer a justificativa da ausência no Enem de 2021?
Quem fez a inscrição para o Enem em 2021, mas não compareceu no dia da prova, terá que justificar a ausência para ter direito à isenção da taxa em 2022. Conforme edital:
- Deverá justificar sua ausência durante o período estabelecido pelo Inep, através da Página do Participante
- A justificativa de ausência deverá ser realizada com a inserção de documentos. Todos os documentos deverão estar datados e assinados
- Não será aceito documento autodeclaratório ou emitido por pais ou responsáveis
- Serão aceitos somente documentos nos formatos PDF, PNG ou JPG, com o tamanho máximo de 2MB
- Não serão aceitas justificativas de ausência no Enem 2021 realizadas fora do sistema de isenção e fora do período
- A justificativa de ausência será analisada e o resultado disponibilizado ao participante pela Página do Participante.
Quais motivos podem justificar a ausência na prova do Enem do ano anterior?
Para justificar a ausência nos dias de provas do Enem, o candidato deverá se atentar aos motivos que sã aceitos, informar o motivo de você ter faltado e enviar os documentos que comprovem isso. Tais como:
- acidente de trânsito;
- assalto;
- casamento;
- morte na família;
- acompanhamento de cônjuge;
- problemas de saúde,
- maternidade e paternidade;
- trabalho no dia das provas.
Quem tem direito a isenção da taxa do Enem 2022?
A grande maioria dos candidatos possuem a isenção da taxa, mas para isso é preciso estar dentro de alguns requisitos impostos pelo Inep, Instituto Nacional De Estudos E Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, tais como:
- Estejam cursando a última série do ensino médio no ano de 2019, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública declarada ao Censo da Educação Básica
- Tenha cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio
- Declare estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que requer: renda familiar per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.
- O participante que solicitar isenção da taxa de inscrição por estar incluído no CadÚnico deverá informar o seu Número de Identificação Social (NIS) único e válido.
IMPORTANTE: Caso o candidato não consiga justificar a sua ausência, o valor a ser cobrado na taxa de inscrição será de R$ 85,00, que será gerado através da GRU, Guia de Recolhimento da União.