close

O Sisutec é o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica

O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), no qual instituições públicas e privadas de ensino superior e de educação profissional e tecnológica oferecem vagas gratuitas em cursos técnicos na forma subsequente para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A nota do Enem é o critério de seleção paras os candidatos interessados em concorrer a uma vaga pelo Sisutec, por isso, um bom desempenho no exame, garante maiores chances. O processo seletivo do Sisutec ocorre em uma etapa única de inscrição, em que o candidato deve escolher até duas opções de cursos do seu interesse, em uma instituição participante do programa. No momento da inscrição, também é fundamental a escolha da modalidade em que o candidato deseja concorrer às vagas, sendo elas:
  • Vagas destinadas aos estudantes que cursaram o ensino médio em escola da rede pública ou em instituições privadas, portanto que tenha sido como bolsista integral;
  • Vagas reservadas para estudantes pretos, pardos ou indígenas que cursaram o ensino médio em escola da rede pública ou em instituições privadas, portanto que tenha sido como bolsista integral.

Quando as inscrições são finalizadas, a classificação dos candidatos Sisutec acontece pelo sistema de forma automática, levando em consideração a pontuação do Enem. Serão selecionados os candidatos com maior nota dentro do número de vagas liberadas em cada curso. No caso da nota do candidato permitir a classificação nas duas opções de curso da sua escolha, o sistema irá considerar a sua primeira opção de curso.

Enquanto o período de inscrição estiver aberto, as notas de corte Sisutec são atualizadas diariamente e o candidato pode visualizar a nota de corte para a modalidade e curso o qual se candidatou, caso veja que não há possibilidade de conseguir ser contemplado por conta da pontuação da prova do Enem, pode alterar para outro curso que tenha uma nota de corte menor, assim terá maiores chances.

Quem pode se inscrever no Sisutec?

Podem se inscrever no Sisutec as pessoas que já concluíram o ensino médio, fizeram a última edição da prova do Enem e tenham obtido nota maior que zero na redação.


Como se inscrever no Sisutec?

As inscrições são realizadas de forma gratuita pelo site do Sisutec, com o número de inscrição e senha cadastrados no Enem. Caso o candidato tenha esquecido, pode recuperar na página do participante Enem. Ao finalizar a inscrição, o candidato pode imprimir o seu comprovante de inscrição Sisutec.

Como funcionam os critérios de desempate?

Em caso de duas notas iguais concorrendo a um mesmo curso, os critérios de desempate Sisutec serão efetuados com base nas notas obtidas na prova do Enem, considerando a seguinte ordem:

  1. Candidato com maior nota obtida na redação;
  2. Candidato com maior nota obtida na prova de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias;
  3. Candidato com maior nota obtida na prova de Matemática e suas Tecnologias;
  4. Candidato com maior nota obtida na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  5. Candidato com maior nota obtida na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Fui selecionado no Sisutec, e agora?

Ao conferir o resultado do Sisutec no boletim do candidato ou na própria instituição de ensino para qual se inscreveu, caso seja aprovado é a hora de realizar a matrícula Sisutec! Para isso será preciso verificar junto à instituição de ensino o local, horário e procedimentos para tal, já o prazo estará no comprovante de inscrição, disponível no site do Sisutec.

Os candidatos selecionados na primeira opção de curso não irão participar da segunda chamada, portanto devem ficar atentos ao prazo de matrícula para não perder a oportunidade. Já os candidatos selecionados na segunda opção de curso, independente de ter ou não realizado a matrícula, continuarão a concorrer a sua primeira opção de curso na próxima chamada, caso seja selecionado e efetuar a matrícula, haverá o cancelamento automático da matrícula efetuada anteriormente na segunda opção.


Reserva de vagas por políticas afirmativas Sisutec

O Sisutec destina 85% das suas vagas para estudantes que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública de ensino e também aos que cursaram em escola particular na condição de bolsista integral. Essas vagas são asseguradas pelas políticas afirmativas do governo federal e o candidato no momento da inscrição deve sinalizar, optando por concorrer às vagas dessa modalidade.

Além disso, nos institutos federais que participam do Sisutec o cálculo do número de reserva deve ser feito por curso e turno, levando em consideração o percentual de pretos, pardos e indígenas, segundo o último senso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É importante salientar que os candidatos que optarem pelas vagas nessa modalidade deverão se certificar que atendem aos requisitos e levar os documentos que serão exigidos no momento da matrícula.

Aplicativo do Sisutec

Para facilitar na transmissão das informações ao candidato, foi criado o aplicativo Sisutec em que é possível consultar de forma prática e simples diretamente do seu aparelho celular ou tablet, avisos e datas importantes. O App está disponível para aparelhos com sistema operacional Android e IOS. Acesse pelo link disponível no portal Sisutec.


Tags : SisuSisutec
Redação

Autor (a) Redação

Aqui no vocênoenem você encontrará respostas para as dúvidas mais frequentes dos candidatos sobre o ENEM, ficando por dentro de todos os detalhes.

Deixe seu Comentário

avatar