Saiba o que é e como funciona o SISU 2018

O SISU (Sistema de Seleção Unificada) é um programa gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC) que oferece vagas em universidades públicas sem precisar fazer o vestibular. O SISU utiliza as notas do ENEM para classificar seus candidatos. Saiba o que é e como funciona o SISU 2018

O SISU está ligado a milhares de vagas em dezenas de universidades de todos os Estados do nosso país. As instituições de ensino adotam esse sistema e informam, de acordo com o curso escolhido, quais são as vagas disponíveis.

Ao efetuar a inscrição, o candidato deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes do SISU 2018. O candidato também deve definir se deseja concorrer a vagas de ampla concorrência, a vagas reservadas de acordo com a Lei nº 12.711/2012, de 29 de agosto de 2012 (Lei de Cotas) – alterada pela Lei nº 13.409, de 28 de dezembro de 2016 – ou a vagas destinadas às demais políticas afirmativas das instituições.

O candidato que faz sua inscrição pode alterar suas opções enquanto as inscrições estiverem abertas. Será considerada válida a última inscrição confirmada. Ao término da inscrição o próprio sistema seleciona os candidatos mais qualificados, aqueles que tiveram notas maiores em seu desempenho na avaliação do ENEM e eventuais ponderações (pesos atribuídos às notas ou bônus).

O SISU calcula a nota do candidato de acordo com os pré-requisitos de cada curso pretendido, pois cada curso coloca um peso maior em uma determinada matéria e as políticas de ação afirmativa, que concedem bônus a candidatos negros, indígenas ou ex-alunos de escolas públicas.

Há cursos, que dão mais peso para redação ou para alguma outra prova de múltipla escolha. A nota é gerada pelo sistema e é mostrada ao candidato. Aos candidatos que fizerem a inscrição do SISU receberão apenas uma chamada para efetuar sua matrícula. Os candidatos selecionados terão um prazo para efetuar a matrícula na instituição e, desta forma, confirmar a ocupação da vaga.

Após a chamada regular do processo seletivo, o SISU disponibilizará às instituições participantes uma Lista de Espera a ser utilizada prioritariamente para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas.

Para participar da Lista de Espera do SISU, o candidato deve acessar o seu boletim, na página do SISU, e manifestar o interesse no prazo especificado no cronograma.

Dúvidas acesse nossa página.

Gostou? Então compartilhe na sua rede social!

Elaine Rezende