close

O que e como fazer no dia da prova do Enem 2016

Com a proximidade da prova do exame, muitos candidatos estão ansiosos e preocupados com o grande dia, afinal o que e como fazer no dia da prova do Enem 2016. E nós no vocênoenem, resolvemos dar uma ajudinha para vocês, afinal nestes últimos momentos é muito importante a sua organização e calma para o resultado de meses e até anos de estudos façam a diferença no momento da prova.

No dia da prova do Enem é fundamental que você chegue ao local com no mínimo meia hora antes da abertura dos portões, assim evita de ser mais um daqueles que ficam de fora deste grande momento, porque chegaram atrasados. E todo ano é a mesma coisa, muitos acham bobagem fazer o trajeto antes, conhecer a região, saber qual tipo de transporte é a melhor opção, se o particular ou o público, e jogam fora todo esforço feito durante a sua dedicação aos estudos principalmente o sonho de entrar numa universidade. E este caminho é a única oportunidade para muitos candidatos, então não desperdice estas dicas.

Quais documentos devo levar no dia do Enem 2016

Para os dias das provas você deverá separar e levar um documento oficial com foto, por exemplo o RG, mas pode ser também CNH ou Passaporte. O Cartão de Confirmação não é obrigatório para a entrada, mas aconselhamos que imprima e o leve junto também, afinal nele consta o local, dia e hora, além da disciplina estrangeira que você optou na sua inscrição.

Para que serve o Enem?

O Enem, Exame Nacional do Ensino Médio, começou de forma a avaliar o desempenho dos alunos que estavam terminando o 2º Grau, mas com o tempo ganhou uma utilidade muito importante e que hoje é responsável pela sua importância no cenário educacional brasileiro, que é entrar numa universidade. Além de servir como vestibular em algumas faculdades, o Enem vai proporcionar o acesso a outros meios educacionais que o ajudarão na sua formação acadêmica. São elas:

  • Fies – Fundo de Financiamento Estudantil, para financiamento de cursos em universidades particulares;
  • Sisutec – Cursos técnicos em instituições federais, estaduais ou municipais;
  • Sisu – Sistema de Seleção Unificada, utilizado como vestibular na seleção de universidades;
  • Prouni – Bolas para estudantes de baixa renda entrarem em universidades particulares;
  • Ciências Sem Fronteiras – Bolsas de intercâmbio em instituições internacionais renomadas;
  • Estudar em outro País – Em Portugal, na Universidade de Coimbra;
  • Concluir o Ensino Médio – Desde 2009, ele serve como Certificado de conclusão do Ensino Médio.

Gostou? Então compartilhe na sua rede social!

Márcia Rabelo

Tags : Enem
Márcia Rabelo

Autor (a) Márcia Rabelo

Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.

guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Exibir todos os comentários