Categorias: Encceja 2021

Como fazer a inscrição no Encceja 2017

Saiba como fazer a inscrição no Encceja 2017

Antes de falarmos sobre a inscrição no Encceja 2017 é de fundamental importância saber o que vem a ser esse programa. Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) é um programa que realiza exames gratuitos e de participação voluntária para jovens e adultos residentes no Brasil e no Exterior e que por sua vez não tiveram a oportunidade de concluírem seus estudos na idade própria.

Esse exame tem como objetivo analisar as habilidades e o grau de instrução que o candidato possui. A avaliação é feita também para verificar o desenvolvimento na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais, entre outros. No mês de abril desse ano, houve algumas modificações e com isso, a nota do Enem não poderá mais ser utilizada como certificado do Ensino Médio. Para os interessados em certificar-se, foi criado o Encceja. Você poderá adquirir seu certificado tanto do Ensino Médio e Ensino Fundamental tanto no Brasil quanto no Exterior. O participante deverá optar pelo nível de ensino que deseja obter o certificado no momento da inscrição.

Como faço para me inscrever?

Importante frisar que a inscrição é gratuita e realizada pela internet no portal oficial. As datas são marcadas e publicadas em editais do Inep. O interessado em se inscrever no Encceja Nacional deverá realizar o preenchimento online do Questionário Socioeconômico (QSE) para finalizar sua inscrição. Os jovens que passaram por algum problema e está cumprimento medida sócio educativo devem ser inscritos pelo Responsável Pedagógico da Unidade Prisional.

Antes de fazer a inscrição do interno o pedagogo deve ler com atenção o edital e verificar se o educando está dentro dos requisitos exigidos. No ato da inscrição o candidato deve inserir o número de seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o número da sua Cédula de Identidade

Para pleitear a certificação, o participante deverá:

  • No nível do Ensino Fundamental, ter no mínimo 15 (quinze) anos completos na data de realização das provas;
  • No nível do Ensino Médio, apenas para residentes no exterior, ter no mínimo 18 (dezoito) anos completos na data de realização das provas.

Para obter maiores informações você poder entrar no portal de autoatendimento do MEC ou ligar para o telefone 0800 616161. Você encontrará todas as matérias que serão estudadas em cada nível e também tirar qualquer dúvida.

Fique atento e não perca essa oportunidade. Boa Sorte!

Gostou? Então compartilhe na sua rede social!

Elaine Rezende

Deixe um comentário
Compartilhar
Tags: Encceja

Posts Recentes

Data de inscrição para o Enem 2021 é divulgada

A divulgação feita pelo Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, confirma… Leia mais

11 horas atrás

Enem 2021 - Prazo para pedido de isenção de taxa de inscrição

Apesar da possibilidade do Exame Nacional do Ensino Médio não ser aplicado neste ano, começa… Leia mais

12 horas atrás

Não haverá Enem em 2021

A divulgação de uma Portaria no DOU, levantou suspeitas sobre a realização do ENEM 2021,… Leia mais

4 dias atrás

Divulgado Edital Parcial do Enem 2021

Diferentemente de anos anteriores, o Inep divulgou nesta segunda, 03, o edital do Exame Nacional… Leia mais

2 semanas atrás

Inscrições abertas para o Sisu 2021

Os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio em 2020, já podem se… Leia mais

1 mês atrás

Medias de Notas do Enem 2020

Apesar das dificuldades de acessos relatadas por diversos candidatos, os resultados do Enem foram liberados… Leia mais

2 meses atrás