Como estudar português para o Enem 2017

Veja aqui dicas de como estudar português para o Enem 2017

Para muitos a redação e a prova de português são as maiores dificuldades na hora de realizar o exame do Enem, e para ajuda-los nós do vocênoenem separamos algumas dicas de como estudar português para o Enem 2017.

Antes precisamos separar alguns assuntos que são recorrentes nas provas de português do Enem, e são eles:

  • Interpretação de texto – Entender o que está escrito de forma clara e objetiva nem sempre é fácil, e para isso o estudo e o treino são fundamentais. A dica neste caso é ler com atenção, pois além da compreensão do texto é importante assimilar as informações para que o seu cérebro receba de forma clara e entenda a pretensão do que está escrito.

Compreender o texto é como uma conversa, você tem que conseguir interagir com o que está lendo, sugerir um resumo e uma explicação para o fato exposto. E se ao final da leitura não houver a compreensão total, volte e leia novamente com atenção.

  • Literatura – neste assunto é importante ter conhecimento sobre a história literária, livros e artes em geral. Geralmente são abordados assuntos relacionados aos escritores brasileiros de grande renome e seus trabalhos conhecidos como Memórias de um Sargento de Milícias, O Cortiço, Vidas Secas e Capitães da Areia. Qual a linguagem utilizada pelo autor e suas percepções.
  • Gramatica – aqui você terá que estudar os temas relacionados, como classificação dos fonemas, sílabas, morfologia. As classes gramaticais se dividem em substantivos, artigos, numerais, interjeições, adjetivos, verbos, advérbios, preposições, pronomes e conjunções. Além disso, estude também acentuações, acentos agudos e virgulas.
  • Linguística – é o estudo cientifico da linguagem, ou seja, a pesquisa feita por filósofos e cientistas de línguas. A linguística é dividida em: fonética, fonologia, morfologia, sintaxe, semântica, lexicologia, terminologia, estilística, pragmática,

Com base nessas informações você terá assuntos de suma importância para se dar bem na prova de português do Enem 2017. E se você ainda está terminando o ensino médio não perca tempo e tire todas as suas dúvidas com seu professor de português, pois a ajuda na hora de esclarecer aquelas pendências são fundamentais para sua melhor compreensão entendimento do assunto.

Boa sorte e até a próxima!

Gostou? Então compartilhe na sua rede social!

Márcia Rabelo

 

Deixe seu Comentário

Seja o primeiro a Comentar!

avatar
wpDiscuz

© 2017 vocênoenem Todos os direitos reservados.

ou

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

ou

Create Account