close

Veja aqui como estudar para o Enem 2017

Passar no Enem 2017 requer dedicação, pois além da concorrência natural, afinal cada ano que passa aumenta o número de inscrito, a cada edição aumenta também a exigência das questões. Então, como estudar para o Enem 2017?

A sua dedicação e estudo para essa etapa será fundamental para o seu sucesso. Para isso vamos ajudá-lo com algumas dicas de como, onde e quando estudar e se preparar da melhor maneira possível.

A inscrição do Enem sempre ocorre no mês de maio de cada ano, mas a prova será no final do ano, por volta de outubro, ou seja, você tem quase um ano para essa dedicação e preparação, então não tem desculpas.


A primeira etapa é saber onde você se encaixa nas categorias abaixo:


  • Terminando Segundo Grau
  • Segundo Grau já concluído
  • Cursinho Pré-vestibular
  • Estudando e trabalhando e sem tempo

Cada etapa deve ser concluída de uma maneira, e nós do vocênoenem vamos dar algumas dicas para cada uma delas para que você possa aproveitar esse tempo sem neuras e sem atropelar os degraus:

Terminando Segundo Grau – para quem ainda está finalizando o segundo grau é importante aproveitar a oportunidade e tirar todas as dúvidas com os professores e também aqueles colegas que se destacam mais em algumas matérias. Assim você já começa a absorver conhecimento desde já.


Imprima as provas anteriores do Enem, tente resolver e leva para a sala de aula para esclarecer aquelas que você não entendeu.

Faça grupos de estudos, mas selecione realmente àqueles alunos que estão interessados em estudar. Isso vai ajudar a não perder a concentração e na ajuda mútua entre vocês.


Revise as matérias de anos anteriores e aproveite ao máximo que puder a presença dos professores para esclarecimentos.


Segundo Grau já concluído – para quem já terminou o segundo grau e não está estudando no momento, será necessária uma dedicação maior, pois depende somente de sua motivação. Mas isso não é motivo para desaminar, pelo contrário, se você tem tempo disponível comece revisando tudo que estudou na escola e lendo livros tipo enciclopédia de cada matéria e assunto relevantes ao Enem. Procure ajuda de amigos, internet, livros e se mesmo assim as dúvidas persistirem procure por grupo de estudos na internet, como no Facebook por exemplo. Mas para estudar, hein! E comece agora mesmo.

Cursinho Pré-vestibular – para quem está fazendo cursinhos pré-vestibular, com certeza sai na frente, principalmente aqueles que tem o Enem como foco.

Não marque bobeira, sempre revise as matérias em casa, não deixe para estudar somente na sala de aula. Pois uma vez que absorve o conhecimento nada poderá tirá-lo de você, mas é preciso entender de fato sobre o assunto para não esquecer depois.



Estudando e trabalhando e sem tempo – Essa categoria pode ser momento a de maior número de pessoas, pois muitos trabalham e estudam hoje em dia.

A primeira dica neste caso é não deixar o cansaço desaminar e limitar a sua dedicação. Organize os dias em que vai poder se dedicar aos estudos e comece pelas matérias que tem mais dificuldade, assim terá mais tempo para esclarecimentos de dúvidas.

Muita gente fala que abriu mão de finais de semana, feriados e eventos em família para se dedicar aos estudos, mas se você organizar o seu tempo, vai dar para se divertir, ter vida social e estudar. O importante é você saber utilizar e organizar o seu tempo.


Outra dica importante e identificar o seu jeito de estudar. Alguns tem uma boa memória fotográfica, outros precisam escrever num papel e tem aqueles que bastam ler que já absorvem as informações. Saiba o seu e comece agora mesmo sua trajetória nos estudo e boa sorte para o Enem 2017.


Gostou? Então compartilhe na sua rede social!

Márcia Rabelo




Tags : Enem
Márcia Rabelo

Autor (a) Márcia Rabelo


Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.



Deixe seu Comentário

avatar