Veja aqui como estudar Linguagens, Códigos e suas Tecnologias para o Enem 2017

Com a divulgação da data das provas do Enem 2017 já marcadas para 05 e 12 de novembro, agora resta se preparar para o vestibular mais concorrido do país. Veja aqui como estudar Linguagens, Códigos e suas Tecnologias para o Enem 2017.

O primeiro passo é descobrir que matérias fazem parte da Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e para isso separamos uma lista para ajuda-los:

  • Interpretação de texto – A interpretação de texto nada mais é que a litura e entendimento de um texto em questão e está ligado não só a matérias de Linguagens, mas em todas as provas do Enem, e exige atenção na leitura. Umas das principais reclamações de quem faz o Enem são os textos extensivos e a interpretação irá ajudá-lo no entendimento no final;
  • Gêneros de texto – Fazem parte de um contexto social e cultural. Exemplo: Telefonema, bula de remédio, notícia de jornal, biografia, etc;
  • Norma culta e popular – Representa a variedade da linguística, diferenças de dialetos, forma de falar corretamente e de forma popular;
  • Funções da linguagem – Trata-se da forma de linguagem, podendo ser referencial, denotativa, emotiva, expressiva, conotativa e apelativa.
  • Linguagem literária e linguagem não literária – A linguagem literária é aquela que você encontra em um poema, prosa, ou outra arte literária. Já a não literária são aquelas encontradas em notícias, artigos cientifico, receita culinária.
  • Figuras de linguagem – São utilizadas para tornar algo mais expressivo ao falar, como uma metáfora, por exemplo.
  • Estilos literários – Os estilos literários podem ser de época ou individual. Sendo ao baseado em um estilo especifico ou de forma particular, manifestando seus aspectos individuais.
  • Variações linguísticas – essa é a parte que cuida das variações da língua, de acordo com a cultura, região e demais fatores que podem influenciar a diferença entre formas linguísticas.

A parte de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias para quem tem mais a ver com humanas pode não ser tão complicado, mas para quem é mais de exatas tende a sofre um pouco mais. Por isso aproveite esse tempo que ainda tem para estudar e comece a se organizar, afinal são pouco mesmo de 8 meses até o dia da primeira prova.

E por falar nas provas, vamos ao cronograma das matérias pelos dias de provas:

05 de Novembro (Primeiro Domingo) – Prova de redação, linguagens, códigos e suas tecnologias. Tempo de duração de 5h30m.

12 de Novembro (Segundo Domingo) – Prova de matemática e ciências da natureza. Neste dia a duração da prova será de 4h30m.

Agora é estudar e se preparar para o grande dia. Boa sorte e até a próxima!

Gostou? Então compartilhe na sua rede social!

Márcia Rabelo