Como estudar História para o Enem 2017

Vejas nossas dicas para estudar História para o Enem 2017

Cada pessoa possui um sistema de aprendizagem individual, mas seguir alguns toques é importante para a organização de cada um. E dando sequência as nossas dicas, separamos aqui uma lista de assuntos para você estudar História para o Enem 2017.

E para aqueles que ainda estão cursando o ensino médio, aproveite para esclarecer todas as suas dúvidas com os professores e também solicitar auxilio na abordagem dos assuntos que tenha mais dificuldades.

Então vamos começar as nossas dicas de como estudar História para o Enem 2017. São elas:

  • Período Colonial e Republicano – assuntos relacionados aos temas, como descobrimento, vinda da corte para o Brasil, Primeiro Reinado, Independência, República Velha, Era Vargas, Ditadura e Nova República;
  • Diretas já – Como se deu o início, principais idealizadores, apoio popular, engajamento político, repercussão;
  • Desenvolvimento do Capitalismo – Origem, principais influências, expansão comercial, a busca pelo lucro e o avança de novas tecnologias;
  • Liberalismo – Teoria, defesa da emancipação econômica, teorias de Vincent de Gournay, acumulações de riquezas, economia como ciência;
  • Socialismo – Conceito, principais pensadores, influencias, Karl Marx, desigualdade do mundo capitalista, ideais contrárias, luta das classes;
  • Memória Nacional – Todo e qualquer assunto que tenha entrada para a história do país, que faça parte da sua memória, no seu desenvolvimento.

A partir destes assuntos, que são apenas uma síntese do que estudar História para o Enem 2017, você poderá se aprofundar nos temas referente a cada fator e época, assim terá mais organização e ganhará mais tempo para estudar.

Outra dica importante é fazer simuladores de provas do Enem de anos anteriores para um melhor entendimento dos temas abordados em cada matéria. Os assuntos de História, principalmente são bem amplos, e lógico que não são resumidos a apenas estes, mas se você der início a partir deles irá realizar um cronograma na ordem correta.

É importante estudar os assuntos de acordo com o seu tempo de acontecimento, como se fossem uma linha do tempo, assim você poderá perceber que os fatos levaram a outros e assim sucessivamente. Isso irá auxiliar na hora de aprender sobre determinado fato ocorrido e a lembrar de títulos estudados levando a outro e a outro de forma cronológica. Boa sorte e bons estudos!

Gostou? Então compartilhe na sua rede social!

Márcia Rabelo

Márcia Rabelo

Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.

Deixe um comentário
Compartilhar
Publicado por
Tags: Estudar

Posts Recentes

Último dia para pagar o boleto do Enem 2021

Termina nesta segunda, 19, o prazo para os candidatos que não são isentos da taxa… Leia mais

2 semanas atrás

Inscrições para o Enem 2021 terminam amanhã

O Enem possibilita que milhares de pessoas ingressem no ensino superior em instituições públicas e… Leia mais

3 semanas atrás

Inep divulga editais do Sisu, ProUni e Fies 2021

O Inep divulgou nesta segunda, 28, os editais do Sisu, ProUni e Fies 2021 para… Leia mais

1 mês atrás

Inscrições para o Enem 2021 começam nesta semana

Falta pouco para o início das inscrições para o Enem 2021. De acordo com o… Leia mais

1 mês atrás

Inscrições para o Enem começam em 30 de junho

O Enem 2021 já tem data marcada para acontecer, assim como para se inscrever. Os… Leia mais

1 mês atrás

Ministro confirma Enem 2021 para novembro

O Ministro da Educação, Milton Ribeiro, confirmou nesta segunda, 31, a aplicação do Enem 2021… Leia mais

2 meses atrás