close

Siga dicas importantes de como estudar Ciências Humanas para o Enem 2017

A prova do Enem será somente no final do ano, mas a preparação para ela já começou a muito tempo. Então reunimos aqui no vocênoenem algumas dicas importantes de como estudar Ciências Humanas para o Enem 2017.

Como já sabemos, cada prova do Enem tem 45 perguntas que devem ser respondidas dentro do tempo de 5h30m no primeiro domingo (05) e 4h30m no segundo domingo (12).

E para entender a matéria, vamos explicar o que abrange a Ciência Humana: Tudo que estiver relacionado a História, Geografia, Sociologia e Filosofia.


Vamos aos assuntos de Ciências Humanas que caem na prova do Enem 2017:


  • Movimentos sociais:

Pode ser qualquer assunto que teve grande repercussão no mundo, desde que tenha sido algo relacionado a movimentos humanos, como Revolução Francesa, Ideias Marxista, movimentos de nacionalismos, socialismo na França, Itália, Áustria, Irlanda, Alemanha, Suíça, Hungria, assim como o avanço do capitalismo americano.

  • Tecnologia e seu impacto na vida social e política:

Modernização e impacto a curto, médio e longo prazo na vida humana, na substituição das máquinas e seus avanços. A psicologia e a filosofia no desenvolvimento tecnológico no mundo e o homem no mundo em relação comum.


  • Cidadania:

Como membro de um Estado, as suas responsabilidade, obrigações e direitos perante a lei e as normas da sociedade imposta pela cultura, religião, doutrina, etc.

  • Problemas urbanos:

Problemas de impacto direto na sociedade, moderna e organizada, onde o indivíduo possui seus dilemas urbanos e tentativas de convivência dentro de um padrão.


  • Situação rural brasileira:

O Brasil Rural, a questão da Reforma Agrária, a disputas por terras entre índios e grandes latifundiários no norte do país.


  • Questão ambiental:

Tudo que envolva a grande discussão atual sobre o meio ambiente e o homem e suas conquistas. De que forma a atuação humana agride e acelera o processo de degradação da natureza em seu aspecto mais comum dentro da sociedade urbana organizada.

Como podemos entender até aqui, Ciências Humanas está voltada para o Homem, a Sociedade, o Meio Ambiente, a Filosofia e Sociologia na busca pelo equilíbrio, dentro de uma relação que desde o início enfrenta grandes conflitos de interesses.

A história humana e sua convivência com a natureza em si, e também a convivência com sua própria natureza humana.



Quais serão as mudanças para o Enem 2017

As mudanças divulgadas pelo MEC no início desse ano causaram um certo impacto nos futuros candidatos do Enem a partir de 2017, apesar de ter sido baseada em uma consulta pública realizada pelo órgão.

As principais mudanças serão:


  • Provas em 02 domingos seguidos – 05 e 12 de novembro;
  • Redação no primeiro dia de prova;
  • Veto para Certificado de Conclusão do Ensino Médio;
  • Isenção de pagamento de taxa para quem participa do CadÚnico;
  • Não será divulgado o ranking por escolas;

Dentre as mudanças citadas acima, vale ressaltar que a isenção de pagamento é para quem terminou o ensino médio em escolas públicas e pertencem ao CadÚnico, mas se por ventura fez a inscrição no ano anterior com isenção e não compareceu no dia da prova, o benefício será cortado a partir do ano seguinte.


O mais importante de tudo é a sua preparação, e mesmo com todas as mudanças a partir desse ano, não deixar que isso atrapalhe os seus estudos. Afinal, o Enem se tornou o maior vestibular do país, com milhões de brasileiros inscritos lutando pela tão sonhada vaga em uma universidade, seja ela pública ou particular. Então boa sorte e até a próxima!

Gostou? Então compartilhe na sua rede social!


Márcia Rabelo



Tags : Provas Enem
Márcia Rabelo

Autor (a) Márcia Rabelo


Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.



Deixe seu Comentário

avatar