close
Cursos

Como escolher seu Curso Superior de Graduação

Veja dicas de como escolher o seu curso superior de graduação

Com a aproximação do término do ensino médio, vem a dúvida do que fazer na faculdade, qual área se identifica mais, o que vai me render uma futura mais promissor entre outras decisões importantes. Por isso o vocênoenem, vai auxiliar com algumas dicas de como escolher seu curso superior de graduação.

1º passo – Identificação com o curso:

Quando se está no início dessa decisão todo detalhe é importante, mas a identificação pessoal que você tem com a área escolhida é fundamental. Você deve ter vontade de exercer aquela profissão e ela tem que instigar o seu aprendizado e a busca por melhorar a cada dia, afim de contribuir com a sua área, e entender que também terá a responsabilidade de desenvolvimento dessa profissão.

2º passo – Qualidade do curso:


Não basta querer, tem que ter qualidade sempre. Mas esse passo pode ser adequado de acordo com a necessidade. Saber se o curso tem qualidade na faculdade que irá fazer, se é reconhecido pelo MEC, qual a expectativa do mercado de trabalho em relação a essa área, enfim tudo isso deve ser levado em conta e na maioria das vezes escolher uma boa universidade pode ser o seu diferencial de sucesso

3º passo – Vantagens do curso:

Na dúvida pelo que seguir, muitos alunos tendem a optar pelo sonho, e isso é de fundamental importância como já foi falado anteriormente, mas o que este curso vai trazer para sua vida também deve ser levado em consideração, quais vantagens, sejam elas de satisfação pessoal ou vantagem competitiva de mercado. Lembre-se de conciliar os dois.

4º passo – Mercado de trabalho para o curso:

Outra dica indispensável é o mercado de trabalho, afinal é para ele que você vai logo após o término do seu curso e é para ele que você está se preparando. E não ter um número de oferta, valorização de mão de obra para a área, oportunidade de crescimento entre outros fatores, pode ser algo desestimulante de início. Mas é claro que o que vai decidir mesmo o seu futuro é o diferencial que poderá adquirir seja na faculdade, no estágio ou já na atuação do mercado, mas essa dica nunca falha.

5º passo – Realização pessoal:

No topo da satisfação humana está a realização pessoal. As vezes não percebemos, mas o que nos motiva mesmo é a sensação de que estamos fazendo a diferença em algo, e quando é na empresa onde trabalhamos estando vinculado ao reconhecimento, fica muito mais prazeroso.

6º passo – Não tenha pressa:

E por último, mas não menos importante, não decida na pressa. Pense bem, analise a área, busque ajuda das pessoas que estão ao seu lado e tiver alguém que já exerce a profissão, melhor ainda. Assim você terá a visão externa e interna.

No final, a sua vontade é o mais importante. Busque a união entre as oportunidades e as suas realizações e satisfações. Boa sorte e até a próxima!

Gostou? Então compartilhe na sua rede social!

Márcia Rabelo


Tags : Curso Superior
Márcia Rabelo

Autor (a) Márcia Rabelo

Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.


Deixe seu Comentário

avatar