Categorias: Cursos

Como a escolha antecipada do curso pode te ajudar

Como escolher o curso e a faculdade com antecedência pode te ajudar a conseguir a sua vaga

As inscrições para o Enem 2017 estão abertas e os detalhes sobre a prova são um dos assuntos mais comentados nas redes sociais. Não é pra menos! Desde 2009, o Enem vem crescendo e hoje é o segundo maior exame de seleção para o Ensino Superior do mundo (por meio do Sisu), ficando atrás apenas do exame chinês Gaokao.

Sabendo que muitas pessoas prestarão o exame, quis trazer hoje um assunto muito relevante para quem está disposto a passar o ano estudando para tentar uma vaga em faculdade pública ou bolsas por meio de programas governamentais: como escolher o curso e a faculdade com antecedência pode te ajudar a conseguir a sua vaga

1) Estudo focado no peso das notas

Muitas universidades adeptas ao ingresso pelo Sisu adotam pesos diferentes para cada matéria do Enem. Se você já sabe que quer fazer Engenharia na Unifesp, por exemplo, saberá que a faculdade atribuirá maior peso na prova de Ciências Exatas, ou seja, você precisará se dedicar muito mais nos estudos e se esforçar durante o exame para resolver as questões dessa área do conhecimento. O ideal é que você eleja a faculdade e o curso com antecedência, assim poderá se planejar e fazer a prova sabendo exatamente o quanto precisa “dar o sangue” em cada disciplina.

2) Saber tudo sobre a faculdade dos sonhos

Durante o processo de escolha da instituição, você pode acessar diversos relatórios com as notas de aprovação, a relação de candidato/vaga e notas dos aprovados. Desse modo, você terá noção de quanto precisará estudar para atingir a nota mínima do Sisu para aprovação na instituição. Se você já souber quais as instituições quer estudar poderá dedicar todo o tempo de pesquisa de campus e notas a elas, te deixando a frente de outros candidatos.

3) Diminuir ansiedade

A prova em si já traz muita tensão e nervosismo. Quanto mais próximo do exame, maior a ansiedade. Agora imagine a tensão da prova unida à tensão da decisão do curso que irá prestar... É muita coisa! Se você conseguir iniciar os estudos com o objetivo já definido, terá uma preocupação a menos, além dos dois benefícios citados anteriormente.

O ideal é que você dedique um tempo só para pensar nessa escolha. A internet é uma ótima ferramenta de pesquisa e você pode usar e abusar para auxiliar nesse momento, também pode se apoiar nas dicas sobre como escolher uma profissão, que já demos aqui. É importante é que você saiba para qual direção irá remar, assim não fica à mercê da direção do vento :]

*Com informações do Quero Bolsa

Redação

Aqui no vocênoenem você encontrará respostas para as dúvidas mais frequentes dos candidatos sobre o ENEM, ficando por dentro de todos os detalhes.

Deixe um comentário
Compartilhar
Publicado por
Tags: Cursos

Posts Recentes

Ministro confirma Enem 2021 para novembro

O Ministro da Educação, Milton Ribeiro, confirmou nesta segunda, 31, a aplicação do Enem 2021… Leia mais

3 semanas atrás

Data de inscrição para o Enem 2021 é divulgada

A divulgação feita pelo Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, confirma… Leia mais

3 semanas atrás

Enem 2021 - Prazo para pedido de isenção de taxa de inscrição

Apesar da possibilidade do Exame Nacional do Ensino Médio não ser aplicado neste ano, começa… Leia mais

1 mês atrás

Não haverá Enem em 2021

A divulgação de uma Portaria no DOU, levantou suspeitas sobre a realização do ENEM 2021,… Leia mais

1 mês atrás

Divulgado Edital Parcial do Enem 2021

Diferentemente de anos anteriores, o Inep divulgou nesta segunda, 03, o edital do Exame Nacional… Leia mais

2 meses atrás

Inscrições abertas para o Sisu 2021

Os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio em 2020, já podem se… Leia mais

3 meses atrás