Categorias: Redação do Enem

Como conquistar nota 1000 na redação do ENEM

Saiba como conquistar nota 1000 na redação do ENEM

A preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é intensa. São dois domingos de provas que requerem muito estudo e concentração dos participantes. Além de 180 questões de múltipla escolha, a redação é uma grande preocupação de quem realiza o Exame.

A redação é fundamental para obter sucesso, ela é responsável por metade da nota geral do ENEM. Justamente por ser tão decisiva no resultado final, é preciso se preparar, seguindo algumas regras, como ser coerente ao tema indicado, evitar erros gramaticais e ortográficos, além de defender um ponto de vista.

(Foto: Freepik)

Organize seu texto utilizando uma letra legível e sem ultrapassar as 30 linhas estipulas. Outro ponto importante é simplificar sua redação e ser direto com seus argumentos, mas sem esquecer de ser claro em seu raciocínio e dentro do tema proposto. Dessa formar o corretor terá mais chances de corrigir com mais afinco seu texto.

O tema proposto precisa ser desenvolvido com começo, meio e fim, com no máximo 4 parágrafos: introdução, dois de desenvolvimento e a conclusão. Especialista recomendam evitar apenas um parágrafo no desenvolvimento.

Na hora de escrever seu texto evite repetições de palavras, busque sinônimos. Varie também as conjunções, assim você demostrará um bom repertório de vocabulário e domínio da escrita.

No processo de estudos, leia redações que obtiveram notas altas, tentando compreender a estrutura e como as argumentações foram trabalhadas. A prática é o melhor caminho para escrever bem. Acompanhe a correção da redação e tire suas dúvidas.

Estar atualizado com os últimos acontecimentos do Brasil e do mundo, pois o tema da redação pode ser sobre algo atual, além de ajudar muito na hora de argumentar.

Veja quais programas utilizam a pontuação para o ingresso em universidades

ProUni: o Programa Universidade para Todos oferece bolsas de estudo parciais e integrais em instituições privadas de ensino e seleciona candidatos de acordo com o desempenho no exame, desde que o candidato alcance a nota mínima de 450 pontos na média da prova. O processo seletivo estará aberto de 6 a 9 de fevereiro.

FIES: o fundo de financiamento estudantil oferece financiamento total e parcial em instituições particulares e também utiliza a nota do exame como um dos critérios de seleção.  Para participar, os candidatos devem ter obtido pelo menos 450 pontos na média do Enem e não zeraram a redação. O processo de seleção estará aberto entre 9 e 23 de fevereiro.

Sisu: principal ferramenta de seleção nas universidades federais, o Sisu encerrou as inscrições em 26 de janeiro. Os candidatos que foram selecionados devem verificar, junto à instituição em que foram aprovados, as informações de local, horário e os documentos necessários para efetivar a matrícula até 7 de fevereiro.

*Com informações do G1/Centro Universitário Facex

Redação

Aqui no vocênoenem você encontrará respostas para as dúvidas mais frequentes dos candidatos sobre o ENEM, ficando por dentro de todos os detalhes.

Deixe um comentário
Compartilhar
Publicado por

Posts Recentes

Questões do Enem de 2009 a 2019

Os alunos que vão prestar o Enem contam com mais uma ferramenta pública para auxiliar… Leia mais

4 semanas atrás

Prazo para envio de foto do Enem foi prorrogado

Após diversas reclamações de problemas para carregar a foto no site do Exame Nacional do… Leia mais

1 mês atrás

Mais de 500 mil inscritos no Enem 2020 são treineiros

Dos mais de 5,7 milhões de inscritos para o Enem, mais de 500 mil são… Leia mais

3 meses atrás

Enem será aplicado em janeiro de 2021

O Exame Nacional do Ensino Médio edição 2020 já tem data marcada para acontecer! A… Leia mais

5 meses atrás

Já escolheu as datas do Enem 2020?

Após o adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio 2020, o Enem, o Inep lançou… Leia mais

3 semanas atrás

Enquete Enem 2020: Novas Datas do Enem 2020

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, já têm disponível as datas… Leia mais

3 semanas atrás