Categorias: ProUni

Como conciliar minha rotina de estudos com o meu trabalho?

ENEM chegando… E Estudar e trabalhar ao mesmo tempo, definitivamente não é uma tarefa simples, pois requer disciplina, compromisso e organização. Essa vida dupla é cansativa e intensa, mas se o estudante conseguir equilibrar os estudos com a vida profissional, a missão pode ser bem-sucedida e muito recompensadora. Quer saber como conciliar o trabalho com a sua rotina de estudos? Então confira as nossas dicas!

Faça um cronograma de estudos

Em meio a tantas atividades diárias, há chances de você se perder no cumprimento de suas atribuições. Para evitar que isso aconteça, faça um planejamento e elabore um cronograma de estudos. Essa estratégia garante que todos os prazos sejam respeitados, sem que haja esquecimentos e atrasos.

Tenha o hábito de planejar

Não deixe suas tarefas para a última hora. Isso vale para quem faz cursinhos, está estudando para concursos, pretende fazer ENEM e até mesmo para quem ainda não saiu do ensino médio. Vale destacar que as pessoas que estudam e trabalham possuem a vida corrida e o tempo reduzido, portanto suas atividades devem começar a ser realizadas com antecedência. Assim, se algum imprevisto acontecer no meio do caminho, ela terá tempo hábil para resolver.

Crie novas estratégias para estudar

Até mesmo o estudante mais disciplinado do mundo deve admitir que depois que se começa a trabalhar a disponibilidade para estudar diminui muito, o tempo livre é reduzido e a rotina muda. Nesse sentido, suas estratégias também devem mudar a fim de aumentar a produtividade. Boas alternativas para que isso aconteça consistem em usar apps móveis, plataformas virtuais de ensino, simulados, manuais de estudo, dentre outros.

Dite o ritmo mais adequado à sua rotina

Para obter bom desempenho no trabalho e nos estudos, é fundamental ditar o ritmo e frequência se baseando no seu cotidiano. Sendo assim, avalie quais são os horários mais propícios para focar nos livros. Lembre-se que como o expediente de trabalho não pode ser alterado, você deve se dedicar bastante ao emprego durante o período que estiver trabalhando.

Não leve serviço para casa

O tempo que você tem para estudar já é curto, portanto, nada de levar serviço para casa! Se você optar por trabalhar na sua residência, mesmo que eventualmente, isso afetará a sua rotina de estudos. Saiba separar as coisas!

Dicas extras

  • Aproveite intervalos, filas, horário de almoço e até o percurso de casa para o trabalho para dar uma revisada nos estudos.
  • Descanse, pois pausas são fundamentais para melhorar a produtividade, tanto nos estudos, quanto no trabalho.
  • Acorde mais cedo e estude por pelo menos uma hora antes de ir trabalhar.
  • Divida o seu fim de semana entre o lazer e o estudo.
  • Tenha força de vontade, pois em alguns momentos a dura rotina tentará te fazer desistir.
  • Conte com bons livros, enciclopédias, manuais e almanaques para otimizar os estudos e aumentar a retenção dos conteúdos.

 

E aí, você gostou das nossas dicas? Vai colocá-las em prática? Não esqueça de voltar aqui para nos contar se elas realmente funcionaram. Continue de olho no vocênoenem e até a próxima!

Deixe um comentário
Compartilhar

Posts Recentes

Abstenção recorde marca primeiro dia do Enem 2020

O primeiro dia do Enem 2020 foi marcado pelo recorde de abstenções já registrado no… Leia mais

4 dias atrás

Reaplicação do Enem para infectados pela Covid-19

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Inep, informou através de nota… Leia mais

1 semana atrás

Cronograma do ProUni 2021

As bolsas são de 50% ou 100% para candidatos com renda familiar de até 3… Leia mais

1 semana atrás

ProUni 2021: Inscrições começam nesta terça-feira

O ProUni terá as inscrições abertas entre os dias 12 e 15 de janeiro de… Leia mais

1 semana atrás

Cartão de Confirmação de Inscrição do Enem 2020

O Inep liberou na última terça, 05, o Cartão de Confirmação de Inscrição do Enem… Leia mais

2 semanas atrás

Cartão de Confirmação do Enem 2020 será Liberado pelo Inep

O ano novo mal começou e já temos compromissos com as conquistas programadas para ele,… Leia mais

2 semanas atrás