close

Veja como acessar o Gabarito do Encceja 2018

As provas do Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos, o Encceja, foram realizadas no dia 05 de agosto em 592 municípios de todo o país, e agora os candidatos estão aguardando a liberação do gabarito. Veja como acessar o Gabarito do Encceja 2018. A liberação será em 17 de agosto, segundo o Inep, instituto responsável pela aplicação do exame.

Foram 1.695.607 inscritos, sendo 356.326 para obter o certificado de conclusão do ensino fundamental e 1.339.281, do ensino médio. As provas foram realizadas no período da manhã e tarde. Na primeira fase, a aplicação ocorreu das 9h às 13h, sendo provas de questões sobre Ciências Naturais e Matemática, para o Ensino Fundamental; e Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias para o Ensino Médio. Na segunda fase, das 15h30 às 20h30, o Inep aplicou as provas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, História e Geografia, para o Ensino Fundamental; e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias para o Ensino Médio.

Como Funciona a Certificação do Encceja:

Para obter a Certificação de Conclusão de Ensino Fundamental ou do Ensino Médio: O participante deve conseguir a nota mínima exigida nas quatro provas objetivas e na redação.

Para obter a Declaração Parcial de Proficiência: O participante deve conseguir a nota mínima exigida em uma das quatro provas, ou em mais de uma, mas não em todas elas.

Cronograma completo das provas do Encceja

Encceja Nacional

  • Provas: 05 de agosto de 2018
  • Encceja Nacional PPL (Pessoas Privadas de Liberdade): 18 e 19 de setembro de 2018

Encceja no Exterior

  • Provas: 16 de setembro de 2018
  • Encceja Exterior PPL (Pessoas Privadas de Liberdade): 17 a 21 de setembro de 2018

Quando será divulgado o resultado da prova do Encceja 2018?

O resultado individual da prova do Encceja só será divulgado em novembro de 2018, ainda sem data definida pelo Inep, porém o Gabarito será divulgado em 17 de agosto de 2018.

Além do Encceja Nacional, cuja prova foi aplicada neste domingo, dia 05, ainda restam outras provas do programa a serem aplicadas. São elas:

Qual a nota necessária para obter o Certificado?

Para a Certificação do Ensino Médio, o candidato deverá obter, em cada uma das provas objetivas, no mínimo 100 (cem). Já a prova de Redação, o candidato deverá obter nota igual ou superior a 5,0 (cinco) pontos.

Para obter a Declaração Parcial na área de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física, o candidato deverá Obter duas notas mínimas ao mesmo tempo: o mínimo de 100 (cem) na prova objetiva, e o mínimo de 5 (cinco) pontos na prova de Redação.

Como solicitar o Certificado do Encceja após a prova?

No ato da inscrição, o candidato selecionou a Secretaria Estadual de Educação ou Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia que deseja solicitar o Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio ou a Declaração Parcial de Proficiência, e após a prova, com o resultado necessário obtido, deverá comparecer a essa unidade para fazer a sua solicitação de conclusão.

Posso fazer faculdade após obter o Certificado do Encceja?

Sim, o candidato que obtiver a pontuação necessária exigida pelo programa do Encceja, estará apto a cursar o nível superior.

Como acessar o Resultado Encceja 2018

Assim que for liberado o Gabarito do Encceja 2018, você terá acesso aqui, no vocênoenem, de acordo com a sua inscrição, ou seja, Gabarito Encceja 2018 Ensino Fundamental ou Gabarito Encceja 2018 Ensino Médio. O candidato terá acesso as provas e gabaritos. Já a liberação dos resultados individuais só ocorrerá em novembro de 2018, e o candidato terá como visualizá-lo na Página do Participante do Encceja 2018. A senha de acesso a Página do Participante é a mesma cadastrada no ato da inscrição, utilizando o CPF do candidato.

Tags : EnccejaProva do Encceja
Márcia Rabelo

Autor (a) Márcia Rabelo

Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.

guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Exibir todos os comentários