close

Organize-se e chegue no horário para a prova do Enem 2018.

Na contagem regressiva para o início das provas do Enem 2018, os candidatos não podem esquecer de se organizarem para o grande dia, como separar os itens que precisa levar, documentos, material necessário e Cartão de Confirmação de Inscrição. E a antecedência é fundamental para garantir que o candidato chegue no horário para a prova do Enem 2018.

Diferentemente de anos anteriores, neste Enem, os candidatos terão a novidade do horário de verão tendo início exatamente no dia da primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio, no dia 04 de novembro, e isso pode ser um fator prejudicial para muitos, estando ou não em regiões com o horário de verão.

Como fazer a organização do Horário de Verão para o Enem 2018

Primeiro, temos que verificar quais regiões terá ou não vigência do Horário de Verão.

Estados COM Horário de Verão e fuso igual ao de Brasília

Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande Do Sul, Santa Catarina, São Paulo. Nestes locais o horário do Enem será exatamente igual ao de Brasília, abertura dos portões às 12h e fechamento às 13h no horário local.

Estados SEM Horário de Verão – 01h a menos que Brasília

Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Tocantins. Nestes locais o horário do Enem será uma hora antes do horário de Brasília, ou seja, abertura dos portões às 11h e fechamento às 12h no horário local.

Estados SEM Horário de Verão e COM fuso horário diferente de Brasília

Estes estados abaixo possui uma diferença em relação a Brasília:

2h a menos em relação à Brasília

Amazonas – Exceto 13 municípios da região Sudoeste, Rondônia, Roraima. Nestes locais o horário do Enem será duas horas antes do horário de Brasília, ou seja, abertura dos portões às 10h e fechamento às 11h no horário local.

3h a menos em relação à Brasília

Acre, Amazonas – 13 municípios da região Sudoeste: Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Boca do Acre, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Lábrea, Pauini, São Paulo de Olivença, Tabatinga. Nestes locais o horário do Enem será três horas antes do horário de Brasília, ou seja, abertura dos portões às 09h e fechamento às 10h no horário local.

Horário do Enem – Oficial de Brasília

  • 12h – Abertura dos portões
  • 13h – Fechamento dos portões
  • 13h a 13h30 – Procedimentos de segurança na sala de prova
  • 13h30 – Início das provas
  • 19h – Término das provas no primeiro dia
  • 18h30 – Término das provas no segundo dia

Agora que você já está por dentro das regras do horário de verão para cada região, calcule o horário da sua região e se programe para os dois dias de provas do Enem, nos dias 04 e 11 de novembro de 2018.

Para quem tiver o dia livre antes de domingo, pode aproveitar para fazer o percurso até o local de prova do Enem e ter a noção do tempo será necessário para o deslocamento, que tipo de transporte será melhor utilizar e pesquisar como é o trânsito na região. Boa sorte e ótima prova!!!

Tags : EnemProvas Enem
Márcia Rabelo

Autor (a) Márcia Rabelo

Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.

guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Exibir todos os comentários