close

Enem 2016: Saiba como obter certificado de conclusão do Ensino Médio

A certificação com base nos resultados do Enem 2016 destina-se às pessoas que não concluíram o ensino médio em idade própria, conforme o art. 37 da seção V da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) – Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Anexo I) –, inclusive às pessoas privadas de liberdade e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas ou que estão fora do sistema escolar.

Nos termos da Portaria MEC nº 10, de 20 de maio de 2012 e da Portaria INEP nº 179, de 28 de abril de 2014, o participante do Enem interessado em obter o certificado de conclusão do Ensino Médio ou a declaração parcial de proficiência deverá atender aos seguintes requisitos:

  1. Indicar a pretensão de utilizar os resultados de desempenho no exame para fins de certificação de conclusão do Ensino Médio, no ato da inscrição, bem como a Instituição Certificadora;
  2. Possuir no mínimo 18 (dezoito) anos completos na data da primeira prova de cada edição do exame;
  3. Atingir o mínimo de 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos em cada uma das áreas de conhecimento do exame;
  4. Atingir o mínimo de 500 (quinhentos) pontos na redação.

Atendidos os requisitos necessários à obtenção do certificado de conclusão do Ensino Médio ou da declaração parcial de proficiência, as instituições certificadoras são as responsáveis pela emissão desses documentos aos participantes do Enem que a tenham indicado no momento da inscrição.

As instituições habilitadas a participar do processo de certificação com base nos resultados de desempenho no Enem são as Secretarias de Estado de Educação e os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, mediante assinatura do Termo de Adesão.

Para saber quais Secretarias de Estado de Educação e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia utilizam o Enem para fins de certificação, clique nos links abaixo:

 

Tags : Enem
Redação

Autor (a) Redação

Aqui no vocênoenem você encontrará respostas para as dúvidas mais frequentes dos candidatos sobre o ENEM, ficando por dentro de todos os detalhes.

guest
22 Comentários
mais novo
mais velho mais votados
Feedbacks em linha
Exibir todos os comentários
Aline Borges de Jesus
Aline Borges de Jesus
3 anos atrás

N sei pq isso aqui,ngm responde msm!

Claudineia de Oliveira goncalves
Claudineia de Oliveira goncalves
3 anos atrás

Oi por favor alguém pode informar como meu filho faz pra pegar certificado de matérias eliminadas no Enem. …Ele tem 18 anos e tá no segundo ano do ensino médio. .E esta fazendo EJA. ..mas ele fez o Enem e eliminou algumas matérias. ..mas não sabemos como ele faz pra pegar o certificado por favor alguém pode nos informar …obgd

yasmim
yasmim
3 anos atrás

como faço para pegar o diploma do ensino medio ,alguem pode me informar ? ><

Aline
Aline
3 anos atrás

Todas notas foram boas acima de 450 mas na redação não fui bem. Consigo eliminar essa nota? No caso consigo certificado do ensino médio?

Henrique
Henrique
3 anos atrás

Para concluir o ensino médio é necessário tirar 450 em todas e 500 na redação, se tirar menos 450 em qualquer outra área já não tira o certificado, apenas a declaração parcial de proficiência, que por sua vez elimina as matérias envolvidas nas áreas de conhecimento que você alcançou 450 pontos

Arielly Jorge Pires Rodrigues
Arielly Jorge Pires Rodrigues
3 anos atrás

Consegui 452.1 em ciências da natureza
481.6 em ciências humanas
500.5 em linguagem
418.5 em matemática
É 540 na redação
Consigo concluir os estudos ?

Josué
Josué
3 anos atrás

Tirei 500 em todos , menos matemática que foi 426, e a redação 480 , sei que o mínimo é 450 mais se eu fizer o CESEC posso eliminar as que eu passei no enem e fazer só matemática e a redação ( que no caso vai ser português) posso??

Daryanne
Daryanne
3 anos atrás

Tirei 500 na redação, 4,6 4,7 4,3 4,4 nas provas objetivas será que consigo o certificado de conclusão do ensino médio?