close

A Cartilha do Participante da Redação do Enem de 2016 está disponível na internet para conferência e download

Estudantes inscritos no Enem têm à disposição novo instrumento de orientação na reta final das provas, que serão aplicadas, este ano, em 5 e 6 de novembro próximo. Elaborada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), a Cartilha do Participante da Redação do Enem de 2016 pretende tornar transparente a metodologia de avaliação da redação e orientar os participantes.

A publicação contém todas as competências avaliadas e explicações sobre os critérios adotadas para as correções. Também estão disponíveis redações selecionadas que tiveram pontuação máxima (mil pontos) nas edições de 2013, 2014 e 2015, com comentários e explicações baseados nas exigências relacionadas às cinco competências:

  • Competência 1 – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.
  • Competência 2 – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
  • Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
  • Competência 4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
  • Competência 5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Clique aqui e acesse a Cartilha do Participante da Redação do Enem de 2016.

Redação do Enem

A redação, item importante no Enem, merece uma estratégia de estudo na rotina de preparação para o exame. O professor de redação do Colégio Mopi, Diogo Comba, recomenda que os estudantes produzam pelo menos um texto por semana, mas diz que a pouco tempo da prova o melhor é focar no estudo da estrutura do texto. “O momento agora talvez não seja a quantidade de redações, mas treinar a formulação do texto. Fazer exercícios que envolvam a estrutura do texto, da gramática aplicada ao texto, o uso de termos de coesão”.

Diogo Comba recomenda aos estudantes que procurem redações que obtiveram a nota máxima no Enem para avaliar a estrutura utilizada e como é desenvolvida a introdução. A leitura é outro ponto fundamental, de acordo com o professor. Ele sugere a leitura sobre temas como mobilidade urbana, geração de energia e a relação de dependência entre o homem e a tecnologia, que avalia como possíveis para a redação do Enem.

Tags : Redação ENEM
Redação

Autor (a) Redação

Aqui no vocênoenem você encontrará respostas para as dúvidas mais frequentes dos candidatos sobre o ENEM, ficando por dentro de todos os detalhes.

guest
1 Comentário
mais novo
mais velho mais votados
Feedbacks em linha
Exibir todos os comentários
Mirian Almeida
Mirian Almeida
3 anos atrás

Muito boa as informações passadas