Categorias: Enem

Cartão de inscrição e local de prova do Enem 2014

Quando vou receber meu cartão de confirmação de inscrição e saber o local onde fará o Enem 2014?

O cartão de confirmação de inscrição consiste num documento oficial que será posta no correio pelo Ministério da Educação (MEC) para o endereço cadastrado por cada um dos 8,7 milhões de candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O cartão de confirmação de inscrição trará, entre dados pessoais e opções escolhidas pelos participantes no momento da inscrição, o local exato (escola ou universidade, prédio, bloco, sala etc.) onde o estudante realizará as provas desta edição do Enem.

O MEC geralmente envia os cartões dias antes da prova. Muitos inscritos, especialmente aqueles que prestarão o exame pela primeira vez, ficam ansiosos e pensam que não receberão o cartão de confirmação de inscrição. Se você é um deles, acalme-se, o mesmo deve chegar em sua residência ainda neste mês, conforme previsto por vários sites especializados.

E se eu não receber meu cartão?

Por se tratar do maior exame do Brasil, com dimensões continentais, é absolutamente natural que uma pequena porcentagem dos candidatos não receba o cartão, seja por falha do MEC ou de logística do correio. Se isso ocorrer com você, não se desespere. Todos os anos, após anunciar o envio dos cartões, o MEC disponibiliza o documento para consulta na internet, no sistema do Inep (órgão responsável pela organização do Enem). Neste momento será possível também fazer a impressão do documento.

E se mudei de endereço após as inscrições do Enem?

Muitos participantes mudaram-se de endereço durante o ano, o que obviamente resultará em não recebimento do cartão, uma vez que o mesmo será enviado para o endereço informado no momento da inscrição. Como não é possível alterar este dado, a recomendação é que aguarda a liberação da consulta online para acessar o site do Inep e imprimir o documento.

É recomendável que o estudante apresente o cartão de confirmação no dia da prova. Por isso, caso o candidato não receba o seu cartão até a véspera da prova, poderá imprimir o documento também no site do Inep. Em caso de dificuldade, o estudante pode entrar em contato com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep pelo telefone 0800 61 61 61.

Redação

Aqui no vocênoenem você encontrará respostas para as dúvidas mais frequentes dos candidatos sobre o ENEM, ficando por dentro de todos os detalhes.

Deixe um comentário
Compartilhar
Publicado por

Posts Recentes

Questões do Enem de 2009 a 2019

Os alunos que vão prestar o Enem contam com mais uma ferramenta pública para auxiliar… Leia mais

3 semanas atrás

Prazo para envio de foto do Enem foi prorrogado

Após diversas reclamações de problemas para carregar a foto no site do Exame Nacional do… Leia mais

1 mês atrás

Mais de 500 mil inscritos no Enem 2020 são treineiros

Dos mais de 5,7 milhões de inscritos para o Enem, mais de 500 mil são… Leia mais

3 meses atrás

Enem será aplicado em janeiro de 2021

O Exame Nacional do Ensino Médio edição 2020 já tem data marcada para acontecer! A… Leia mais

5 meses atrás

Já escolheu as datas do Enem 2020?

Após o adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio 2020, o Enem, o Inep lançou… Leia mais

3 semanas atrás

Enquete Enem 2020: Novas Datas do Enem 2020

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, já têm disponível as datas… Leia mais

3 semanas atrás