Congresso aprova mudanças no Ensino Médio para 2017, mas mantém sociologia e filosofia
Foi aprovada com alteração a emenda que propõe mudanças no ensino médio em 2017. A Câmara de Deputados aprovou nesta terça-feira, 13, e exigiram a permanência das disciplinas de Sociologia e Filosofia, sendo de carga horária obrigatória.
A partir de agora o texto segue para o Senado, onde também precisa ser aprovada para que seja liberado para implantação já a partir do ano que vem.
O tema que tem gerado polemica entre estudantes e professores, manteve também as disciplinas de artes e educação física, mas não impôs a regra se será incluso em todos os anos do 1º ao 3º do ensino médio.
Outra alteração aprovada é quanto a carga horária que passará de 800 horas para 1.400 horas anuais. Essa alteração deverá ocorrer de forma progressiva e nos próximos 5 anos já deverão ter no mínimo 1000 horas anuais.
Já em relação ao conteúdo de estudo, deverá atender as matérias de linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e formação técnica e profissional.
Professores que possuem conhecimento específicos em áreas de atuação, mesmo sem doutorado, poderão ser beneficiados, pois terão reconhecimento e serão autorizados a praticá-los.
Mudanças também para o Enem 2017
Vale ressaltar que o MEC também estuda a possibilidade de reforma e alteração do Enem já para 2017. Ainda não há nada oficial, mas o Ministro da Educação já afirmou que existe sim essa possibilidade e que, o Enem necessita de alteração devido a sua grande utilização nos dias atuais e também pela sua função inicial e atual.
O Enem na sua criação lá em 1998 tinha o objetivo apenas de avaliar o desempenho do ensino no país, mas com o tempo tornou-se um grande vestibular em todo país com disputas de vagas e milhões de inscritos.
Vamos aguardar as próximas notícias e você sabe, que aqui no vocênoenem, a informação sempre chega antes e mantem todos atualizados.
Gostou? Então compartilhe na sua rede social!
Até a próxima!!!
Márcia Rabelo