close

Inscrições para bolsas remanescentes do ProUni 2017 começam em 27 de março

As inscrições para bolsas remanescentes do Programa Universidade para Todos (ProUni) para o primeiro semestre de 2017 devem ser feitas de 27 de março a 5 de abril, para quem não estiver matriculado na instituição, e até 5 de maio para os já matriculados.

O ProUni é destinado à concessão de bolsas de estudo integrais e parciais (50%) para estudantes de cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas com ou sem fins lucrativos. No caso da bolsa integral, a renda familiar mensal per capta do interessado não poderá exceder a um salário mínimo e meio. E não pode ser superior a três salários mínimos para os demais, mediante critérios definidos pelo Ministério da Educação (MEC).

Podem se inscrever os interessados que participaram do Enem a partir da edição de 2010 e obtiveram nota igual ou acima de 450

Podem se inscrever os que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010 e que obtiveram nota igual ou acima de 450 pontos, além de superior a zero na redação. Professores da rede pública de educação básica, integrantes do quadro permanente da instituição, também poderão se inscrever para cursos de licenciatura, independentemente da renda.

A conclusão da inscrição assegura ao candidato apenas a expectativa de direito à bolsa, mas a concessão é condicionada à comprovação de atendimento dos requisitos legais e regulamentares do ProUni. Nos dois dias úteis seguintes, ele deverá comparecer à instituição de ensino para proceder à comprovação das informações prestadas.

Condições exigidas

Para concorrer a uma bolsa, o estudante deve participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), na edição imediatamente anterior ao processo seletivo do ProUni, e obter a nota mínima nesse exame, estabelecida pelo MEC. Deve, também, ter renda familiar de até três salários mínimos por pessoa, e satisfazer a uma das condições abaixo:

  • ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou em escola privada com bolsa integral da instituição;
  • ter cursado o ensino médio parcialmente em escola pública e parcialmente em escola privada com bolsa integral da instituição;
  • ser pessoa com deficiência;
  • ser professor da rede pública de ensino básico, em efetivo exercício, integrando o quadro permanente da instituição, e estar concorrendo a vaga em curso de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Neste caso, a renda familiar por pessoa não é considerada.

*Com informações do MEC

Tags : ProUni
Redação

Autor (a) Redação

Aqui no vocênoenem você encontrará respostas para as dúvidas mais frequentes dos candidatos sobre o ENEM, ficando por dentro de todos os detalhes.

0 0 voto
Avaliação
guest
8 Comentários
mais novo
mais velho mais votados
Feedbacks em linha
Exibir todos os comentários
leticia
leticia
3 anos atrás

oiii ver no remanescentes só tem bolsa de 50% é pois n vi ainda de 100% e muitos n te condições de pagar como meu caso

cleonice rios bittencourt
cleonice rios bittencourt
3 anos atrás

Minha filha passou em 4° lugar e não recebeu email nenhum, e agora não conseguimos entrar em contato

Railma Costa
Railma Costa
3 anos atrás

Essas vagas são só pra ricos! Minha família num ganha nem 2 salário :/

mily
mily
3 anos atrás

só eu que não consigo fazer a inscrição pelo sati….

livian
livian
3 anos atrás

eu queria saber se é só pra mim que não tá aparecendo o ” fazer inscrição” ?

Edilza
Edilza
3 anos atrás

Não consigo abrir a pagina pra descrição remanescente prouni

ingrid
ingrid
3 anos atrás

oq e bolsa remanecente???? como posso consegui? ??

Fabiano
Fabiano
3 anos atrás

irei fazer o enem este ano, a minha inscrição para o ProUni deve ser feita no ano que vem?