Elaborado pelo Inep, o Manual de Redação do Enem 2016 pretende tornar transparente a metodologia de avaliação da redação

Muito tem se falado a respeito das provas de Redação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com a proximidade da edição deste ano, cresce entre os inscritos a preocupação de produzir bons textos na hora-h. Realmente, fazer uma boa redação pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso no exame. Por isso, além de toda a preparação do estudante, é importante conhecer as orientações do Guia do Participante: Manual de Redação do Enem 2016

A prova de redação será realizada no dia 6, domingo, (segundo dia do Enem de 2016), com as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. O tempo total será de 5 horas e 30 minutos. O candidato deve redigir um texto dissertativo-argumentativo de no máximo 30 linhas, desenvolvido a partir de uma situação-problema e de subsídios oferecidos sob a forma de textos motivadores. O participante deve desenvolver reflexão escrita sobre tema de ordem política, social ou cultural.

Os aspectos a serem avaliados relacionam-se às competências desenvolvidas durante os anos de escolaridade. Na redação, é preciso defender uma tese, uma opinião a respeito do tema proposto, apoiada em argumentos consistentes, estruturados de forma coerente e coesa, de modo a formar uma unidade textual. A letra tem de ser legível, de acordo com a modalidade escrita formal da língua portuguesa. O candidato precisa mostrar uma proposta de intervenção social para o problema apresentado que respeite os direitos humanos.

Zero – A redação receberá nota zero se apresentar fuga total ao tema ou não obedecer à estrutura dissertativo-argumentativa. Os textos com até sete linhas ou que contiverem impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação, bem como parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto, ou ainda desrespeito aos direitos humanos, também serão avaliados com nota zero. O mesmo vale para os casos em que a folha de redação for entregue em branco, independente do conteúdo desenvolvido na folha de rascunho.