close

Com mudanças divulgadas, candidato deve redobrar atenção com o celular no dia do Enem

O Enem de 2019 terá algumas alterações em relação a edições anteriores, devido a um planejamento feito pelo Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, e essas mudanças fazem parte do Programa de Redução de Custos e Otimização dos Recursos Logísticos. Mas tem uma novidade que pode impactar muita gente: o candidato deve redobrar atenção com o celular durante as provas do Enem 2019.

Quem já fez a prova do Enem ou participou de algum concurso público, sabe que, antes de entrar na sala de provas, os candidatos devem guardar os pertences proibidos durante a prova dentro de uma sacola plástica (porta objeto) devidamente lacrada.

Um simples toque do celular pode eliminar o candidato no Enem 2019

Para este ano, a novidade é que, mesmo dentro da sacola lacrada e embaixo da carteira, se o celular emitir qualquer som, alarme ou toque durante a prova, o candidato será eliminado. Ou seja, o celular deve estar desligado!

Segundo o Presidente do Inep, Camilo Mussi, em entrevista ao site da rádio Jovem Pan, essa norma já foi utilizada na realização do Encceja deste ano e causou a eliminação de alguns candidatos. “É a primeira vez que o simples toque do celular, mesmo no saco plástico, já elimina o candidato. Se ele deixar o celular desligado, dentro do saco, mas o alarme tocar: isso o elimina da prova. Já tivemos essa experiência do Encceja, em agosto, e tivemos eliminações por causa disso”.

O que pode eliminar um candidato do Enem 2019?

No Edital do Enem, contam todas as hipóteses que podem causar a eliminação durante a prova do Enem. Descritas no artigo 16, Edital Enem 2019, as ações que podem causar a eliminação são diversas, mas separamos aqui algumas sobre os aparelhos eletrônicos para deixá-los bem informados antes das provas do Exame Nacional do Ensino Médio.

Sobre a eliminação devido a aparelhos eletrônicos, descritas no artigo 16:

  • Portar, ao ingressar na sala de provas, lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos, livros, manuais, impressos, anotações e quaisquer dispositivos eletrônicos, como: wearable tech, máquinas calculadoras, agendas eletrônicas e/ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods®, gravadores, pen drive, mp3 e/ou similar, relógio, alarmes, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico, fones de ouvido e/ou qualquer transmissor, gravador e/ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens;
  • Utilizar qualquer dispositivo eletrônico no local de provas, entendido como as dependências físicas onde será realizado o Exame;
  • Não mantiver, debaixo da carteira, o envelope porta-objetos lacrado e identificado, desde o ingresso até a saída definitiva da sala provas.
  • Não manter aparelhos eletrônicos como celular e tablet, desligados no envelope porta-objetos desde o ingresso na sala de provas até a saída definitiva da sala de provas.
  • Se o aparelho eletrônico, ainda que dentro do envelope portaobjetos, emitir qualquer tipo de som, como toque ou alarme, o participante será eliminado do Exame.

DICA: Muitos candidatos optam por colocar o celular no silencioso, mas para evitar qualquer eventualidade durante as provas, o mais recomendado é desligar o celular, afinal, qualquer que seja o toque, som, sinal de celular ligado, causará a eliminação!

Tags : EnemProvas EnemRedação do Enem
Márcia Rabelo

Autor (a) Márcia Rabelo

Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.

0 0 voto
Avaliação
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Exibir todos os comentários