close
Fies

Aprovados pelo Fies devem fazer a inscrição até dia 20


Inscrições dos convocados na chamada única do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) devem ser feitas até 20

Os selecionados devem concluir a inscrição no Sistema Informatizado do Fies (SisFies) até o dia 20. Quem não foi chamado está automaticamente na lista de espera e tem até 3 de março para concluir a inscrição.

O Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) é o programa do Ministério da Educação destinado a financiar prioritariamente estudantes de cursos de graduação que comprovem renda bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa da família. Para o primeiro semestre deste ano, serão ofertadas 150 mil novas vagas.

Nesta edição, 555.935 estudantes concorreram a 150 mil vagas. Entre os requisitos, eles devem comprovar renda bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa da família. Além disso, é preciso ter participado de alguma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e obtido uma nota mínima de 450 pontos nas provas de conhecimentos do exame e nota superior a zero na redação.


No cadastro no SisFies, os aprovados escolhem a instituição bancária (Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal), assim como a agência de sua preferência. Em seguida, devem validar suas informações em sua instituição de ensino, em até dez dias a partir da conclusão da sua inscrição. E, a partir do terceiro dia útil imediatamente subsequente à data da validação da inscrição pela faculdade, o aluno e, se for o caso, seus fiadores precisam comparecer ao banco em dez dias e formalizar a contratação do financiamento.


Quem é bolsista parcial do Programa Universidade para Todos (Prouni) também pode usar o Fies para custear os outros 50% da mensalidade, sem a necessidade de apresentação de fiador na contratação do financiamento. Aqueles que já tem acesso ao Fies, devem fazer o aditamento do contrato para o segundo semestre até o dia 30 de abril, no site do programa.

Atualmente, o programa atende 1,5 milhão de alunos e dá prioridade aos cursos de engenharias, formação de professores e áreas de saúde. Neste semestre, o governo reduziu o teto mensal, que passou de 7.000 mil para 5.000 mil reais.


Principais datas do Fies 2017

O Fies 2017 é composto basicamente de quatro etapas: a seleção, o período de inscrição para quem foi convocado em chamada única, a divulgação dos nomes em lista de espera e a inscrição para quem conseguir o financiamento nesta última modalidade.

Para acompanhar direitinho o andamento do processo seletivo, você precisa ficar ligado nas datas de cada uma dessas etapas.


Processo seletivo: 7 a 10 de fevereiro


O processo seletivo do Fies 2017 abre no dia 7 de fevereiro, terça-feira, e já encerra na sexta-feira, dia 10. O candidato tem apenas quatro dias para se inscrever e escolher o curso desejado.

Divulgação dos resultados: 13 de fevereiro

O resultado do Fies 2017 sai na segunda-feira logo após o encerramento das inscrições. Nesse dia serão conhecidos os nomes do aprovados em primeira chamada e os daqueles que ficaram em lista de espera.



Segunda etapa de inscrição: 14 a 20 de fevereiro

Quem for aprovado na chamada única terá que se preparar para a segunda etapa de inscrição do Fies 2017. Dos dias 14 a 20 de fevereiro o candidato terá que acessar o e informar todos os dados necessários para dar continuidade ao processo de obtenção do financiamento.

Depois desta etapa, o candidato ainda terá um prazo para:


-Apresentar a documentação necessária à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da faculdade escolhida.


-Comparecer a um agente financeiro do Fies para fazer a contratação do financiamento.

Lista de espera: 14 de fevereiro a 03 de março


Quem ficar em lista de espera também precisa estar ligado no cronograma. Os nomes começam a ser chamados a partir do dia 14 de fevereiro (um dia depois da divulgação dos resultados) e até o dia 3 de março os candidatos ainda podem conseguir vaga.

Mas aqui não basta apenas cruzar os dedos e torcer. Assim que seu nome em lista de espera for chamado, o candidato terá um prazo de apenas cinco dias corridos (veja bem: não são cinco dias úteis!) para dar prosseguimento ao processo de inscrição.


A recomendação para quem ficar em lista é: acesse o sistema todos os dias! Se o seu nome aparecer entre os convocados, você terá que correr com a inscrição no SisFIES, na CPSA e no agente financeiro.


Quem perder a data cede o financiamento para o próximo candidato da fila.



Tags : Fies
Redação

Autor (a) Redação


Aqui no vocênoenem você encontrará respostas para as dúvidas mais frequentes dos candidatos sobre o ENEM, ficando por dentro de todos os detalhes.



3
Deixe seu Comentário

avatar
3 Comentar tópicos
0 Respostas do tópico
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Tópico de comentário mais quente
2 Autores de comentários
IndignadoValdemir da silva antinhoAldenia Autores recentes de comentários
mais novo mais velho mais votado
Indignado
Visitante
Indignado

Pra que tanta burocracia pra liberar um financiamento pra quem quer estudar enquanto que pra roubar o país e tão fácil como estavam roubando a universidade do Paraná já quantia 7.000.0000,00 milhões aí falta dinheiro pra quem quer estudar essa é a pátria educadora da Dilma onde os governos não dá nada que presta para o cidadão e só tira o pouco que tem se quisermos o melhor para nossos filhos temos que pagar pois na escola pública ele não tem chances de ser alguém nesta vida!

Valdemir da silva antinho
Visitante
Valdemir da silva antinho

Enquanto exister governo corrupto e canalhas a injustiça prevalece neste país o tribunal divino condenará a todos os corruptos e injusto

Aldenia
Visitante
Aldenia

Acho ridiculo tantas exigências burrocraticas, para financiar uma pessoa que só quer estudar e ter um trabalho digno neste país…infelizmente só corruptos tem vez. O Fies seleciona e depois impçoe tantas regras que é para o estudante ñ ter condições e assim perder a vaga.Triste realidade, isso é lamentável