close

Procedimentos de segurança são aprimorados para impedir fraudes no Enem 2015

A segurança do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 é uma das prioridades do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Este ano, a prova traz novidades referentes aos procedimentos de segurança, como o intervalo de 30 minutos após o fechamento dos portões, às 13 horas no horário de Brasília, para que todos estejam em sala e sejam feitas as verificações de documentos e a passagem por detectores de metal. Somente às 13h30, com todos os estudantes presentes e acomodados, é que o malote com as provas deve ser aberto.

Para o diretor de Gestão e Planejamento do Inep, Dênio Meneses da Silva, os procedimentos de segurança do Enem estão sendo aprimorados a cada ano. “O Inep vem se estruturando com uma logística bastante arrojada, que passa desde a contratação específica para a elaboração de itens, como também para o processo de impressão das provas e a aplicação da prova e processamento de dados”, afirmou.

Este ano mais de 7 milhões de pessoas estão inscritas para realizar a prova, nos dias 23 e 24 de outubro. Para garantir oportunidade igual para todos, o monitoramento do Inep também acontecerá nas redes sociais para que não haja nenhum tipo de fraude. “A gente exerce uma série de tratamentos de dados para monitorar a situação. Desde um tratamento nos locais de aplicação com alguns instrumentos que nós chamamos de detectores de metais, ao centro de monitoramento e controle e uma sala de situação, durante a semana e nos dias de aplicação. A partir desses instrumentos a gente vai abordar aqueles que eventualmente estão cometendo um procedimento que possa colocar em risco a operação”, explicou o diretor.


Durante as provas é proibido fazer registros fotográficos, usar calculadoras, agendas eletrônicas e celulares ou qualquer outro dispositivo eletrônico. O uso desses equipamentos acarretará na eliminação do candidato. Os estudantes que levarem esses equipamentos deverão deixá-los desligados e guardados no porta-objetos fornecido antes do início da prova.


Provas — Os participantes farão quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e uma prova de redação. No sábado, 24 de outubro, serão realizadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de 4 horas e 30 minutos, contadas a partir da autorização do aplicador. No domingo, 25, será a vez de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias, com duração de 5 horas e 30 minutos.

Considerado, sempre, o horário oficial de Brasília, a aplicação das provas começará às 13h30. Os candidatos terão acesso aos locais de prova a partir das 12h. Os portões serão fechados às 13h, em todas as unidades da Federação. Assim, quem mora em Manaus, por exemplo, terá de chegar ao local de prova até as 12h locais; em Rio Branco, às 11h.


Este ano, o cartão de confirmação do Enem terá formato digital. Com isso, os participantes devem buscar o acesso ao sistema de inscrição do exame pela internet — nas edições anteriores, o comprovante era enviado pelos Correios.

Acesso — O Enem é um mecanismo de democratização do acesso às políticas públicas de educação. Com a nota obtida no Enem, o estudante pode tentar uma vaga na educação superior por meio do programa Universidade para Todos (ProUni), que permite a estudantes brasileiros de baixa renda obter bolsas de estudos integrais e parciais (50% da mensalidade) em instituições particulares de educação superior. O resultado também é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), participar do programa Ciência sem Fronteiras e ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Estudantes maiores de 18 anos podem também obter a certificação do ensino médio por meio do Enem. Fonte: MEC


 



Tags : Locais de Prova
Redação

Autor (a) Redação


Aqui no vocênoenem você encontrará respostas para as dúvidas mais frequentes dos candidatos sobre o ENEM, ficando por dentro de todos os detalhes.



Deixe seu Comentário

avatar