Os portões serão abertos às 12h e a aplicação das provas do Enem começa às 13h, pela hora de Brasília
Com a proximidade do horário de verão, os candidatos da próxima edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcada para 4 e 11 de novembro, devem redobrar a atenção para não perder a hora do exame. Serão quatro fusos horários em vigor no País. Os portões serão abertos às 12h e a aplicação das provas começa às 13h, pela hora de Brasília (DF).
Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal vão adiantar os relógios em uma hora. Nos estados onde não há horário de verão, os portões serão abertos às 11h e fechados às 12h para início das provas. É o caso do Amapá, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.
Outra diferença é para os estados do Amazonas, Rondônia e Roraima: por lá, os portões abrem às 10h e fecham às 11h. No Acre, por sua vez, os portões serão abertos às 9h e fecham às 10h.
Como fica a Prova do Enem com o Horário de Verão
Existe a possibilidade de um grande impacto no dia da prova do Enem, principalmente na primeira prova do dia 04, que coincide exatamente com a data de vigor do Horário de Verão. Mas para evitar qualquer imprevisto, basta de adequar a nova situação. O candidato deverá adiantar em 1 hora o seu relógio a 00h (meia-noite) do dia 04 de novembro, mas isso somente nos estados em que haverá a mudança.
Estados com Horário de Verão
- São Paulo
- Rio de Janeiro
- Espírito Santo
- Minas Gerais
- Paraná
- Santa Catarina
- Rio Grande do Sul
- Goiás
- Mato Grosso
- Mato Grosso do Sul
- Distrito Federal
Nesses Estados, o candidato não pode esquecer de adiantar em uma hora no seu relógio na madrugada do dia 04 de novembro.
Atenção redobrada para os Estados da Região Norte e Fernando de Noronha
Os candidatos que residem na região Norte do país e também no arquipélago de Fernando de Noronha e demais que possuem um fuso horário diferente do oficial de Brasília, deve ficar bastante atentos. O relógio nessa região não sofrerá alteração, pois lá não haverá Horário de Verão, mas haverá em Brasília.
Explicação e exemplo para os casos de 02 horas de diferença
Se o horário local é duas horas a menos que o de Brasília, a abertura oficial dos portões será 12h em Brasília e 10h nesta localidade. No dia 04 e 11 de novembro de 2018, com o vigor do Horário de Verão em Brasília, a diferença será de três horas, ou seja, a abertura dos portões nessa região será às 09h.
Fiquem atentos, pois os horários são cumpridos rigorosamente, e os portões serão fechados exatamente as 13h de Brasília em todo o país.
Exemplo do Acre:
- Abertura de Brasília 12h
- Abertura no Acre 09h
- Fechamento dos portões em Brasília – 13h
- Fechamento dos portões no Acre – 10h
- Inicio da prova em Brasília – 13h30
- Início da prova no Acre – 10h30
- Termino da prova no primeiro dia e Brasília – 19h00
- Termino da prova no primeiro dia no Acre – 16h00
- Termino da prova no segundo dia e Brasília – 18h30
- Termino da prova no segundo dia no Acre – 15h30
Pronto! Agora é só se programar, verificar em qual situação você se encontra e aguardar pelo dia do exame do Enem. Boa sorte e ótima prova!