close
Enem

O que você precisa saber antes de se inscrever para o Enem 2019

Fique por dentro de tudo o que você precisa saber antes de se inscrever para o Enem 2019

O ano mal começou e já estamos próximos das inscrições para o Enem 2019, e algumas dúvidas são importantes de serem sanadas antes dessa data tão esperada por milhares de estudantes de todo o Brasil. O Enem, Exame Nacional do Ensino Médio, se tornou o maior vestibular do país, onde jovens concorrem a tão sonhada vaga no ensino superior particular ou público. Fique por dentro de tudo o que você precisa saber antes de se inscrever para o Enem 2019.

Fique por dentro de tudo o que você precisa saber antes de se inscrever para o Enem 2019

Veja abaixo algumas questões importantes a serem esclarecidas sobre a realização das provas do Enem.

Para que serve o Enem?

O Enem é a porta de entrada para o ensino superior em universidades públicas e particulares, através dos sistemas de seleção do ProUni e Sisu, além de conceder o financiamento estudantil através do Fies.

Quem pode fazer a prova do Enem?

A prova do Enem pode ser feita por qualquer pessoa, desde jovens a idoso, gestantes, presos, “sabatistas” ou guardadores de sábado, treineiros, lactantes, deficientes e pessoas em situação hospitalar.

Como funciona a prova do Enem?

A prova do Enem é composta por 180 questões e uma redação. A realização ocorre em dois domingos consecutivos, sendo no primeiro dia questões de Ciências Humanas e Suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias, e no segundo dia é a vez de Matemática, Códigos e Suas Tecnologias, e Ciências da Natureza e Suas Tecnologias. Cada disciplina possui 45 questões.

É obrigatório o pagamento de taxa de inscrição para o Enem?

A inscrição do Enem possui uma taxa de R$ 85,00, porém algumas pessoas são isentas dessa taxa, como os que estão no terceiro ano do ensino médio de escola pública e estudantes que integrem famílias com renda por pessoa igual ou menor que um salário mínimo. Estudantes aprovados no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) para ensino médio também estão isentos de pagar a taxa de inscrição do exame.

Como funciona o processo seletivo do Enem (Sisu, ProUni, Fies)?

O processo seletivo do Enem pode ser feito para o Sisu, O ProUni e Fies. Veja como funciona cada um:

Sisu

O Sisu é utilizado pelas universidades públicas e para participar o candidato não pode ter zerado na redação e obrigatoriamente deve ter participante do Enem no ano anterior.

ProUni

O ProUni é utilizado para ingressar em instituições particulares, com bolsas que vão de 50% a 100%. Para participar o candidato deve ter obtido nota igual ou superior a 450 pontos, não pode ter zerado na redação e obrigatoriamente deve ter participante do Enem no ano anterior. Além disso, o candidato tem que atender a outros critérios como renda familiar per capita mensal máxima de três salários mínimos e ter estudado o ensino médio em escola pública ou particular na condição de bolsista integral da instituição.

Fies

Para se inscrever no O Fies ou P-Fies pode o candidato deve ter feito uma edição do Enem a partir de 2010, obtido nota igual ou superior a 450 pontos, não pode ter zerado na redação. Além disso, o candidato tem que atender a outros critérios como renda familiar per capita mensal que não pode ser maior que três salários mínimos para modalidade Fies e nem maior que cinco salários mínimos para o P-Fies.

É possível estudar no exterior através do Enem?

Sim. Através do Enem, o candidato pode se candidatar a vagas em mais de 30 instituições de ensino superior em Portugal. Porém, não é utilizado como bolsa, e somente como prova de vestibular para ingressar na instituição portuguesa.

Agora que você já está por dentro dessas questões, é hora de começar a se preparar, afinal, a concorrência por uma vaga através do Enem também é acirrada e quanto mais tempo de estudo melhor será o seu resultado. Boa sorte!

Tags : EnemInscrições EnemProvas Enem
Márcia Rabelo

Autor (a) Márcia Rabelo

Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.

Deixe seu Comentário

avatar