O Enem será adiado para mais de 191 mil devido as ocupações
O Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, através da sua diretora, informou que devido as ocupações de algumas escolas em todo país, mais de 191 mil candidatos terão a sua prova adiada.
O exame que acontecerá no próximo final de semana, 05 e 06 de novembro terá que ser adiado nestas escolas ocupadas e o Inep prevê a divulgação da lista a partir 18h de hoje.
Ao todo são 304 escolas ocupadas em 126 municípios de 19 estados e DF. A maioria sendo no estado do Paraná. O MEC informou que a data das provas para esses candidatos serão 03 e 04 de dezembro. E estes alunos também receberão SMS sobre o aviso, mas o novo local ainda não será divulgado.
Para tranquilizar alguns candidatos, os estados que não tem ocupação e as provas correrão no próximo final de semana sem problemas são: Acre, Amazonas, Amapá, Ceará, Rondônia, Roraima, São Paulo.
Para os demais estados é importante que você verifique no seu município se a escola que consta no seu cartão de confirmação está ou não ocupada. Porém assim que o houver a divulgação da lista pelo Inep você ficará informado lendo aqui no vocênoenem.
Custo do adiamento
Segundo o Ministro da Educação, Mendonça Filho, o custo da prova do Enem é R$ 90,00 por aluno e para essa nova prova será de 70% desse valor. Informou também que toda a equipe do Inep lamenta pelo ocorrido e que será necessário um tempo para a logística de segurança que é necessário para a realização da nova prova para estes candidatos.
O MEC já havia estipulado um prazo para a desocupação até às 23h59min de segunda (31), o que não ocorreu.
Cartão de confirmação
O Cartão de Confirmação foi liberado para o acesso no dia 20 de outubro, mas somente pouco mais de 74% dos candidatos já tinham acessado essa informação. Isso é preocupante devido ao fato dessas pessoas não terem feito o trajeto para o local, o que pode facilitar a chegada sem atrasos. Mas isso pode ser feito a qualquer momento na Página do Participante.
Para o dia da prova não é obrigatório a apresentação do cartão de confirmação, mas é bom imprimir e levá-lo para evitar qualquer contratempo.
Gostou? Então compartilhe na sua rede social!
Márcia Rabelo