close

Como fazer o acompanhamento de inscrição do Enem 2016

Apesar de não ser permitido alterar nenhum dado já cadastrado, é direito de cada candidato fazer o seu acompanhamento de inscrição do Enem 2016. Durante este acompanhamento, é informada a situação do registro do participante, quanto à validação dos dados e à confirmação de pagamento (se pendente ou processado). Neste ano, existem duas maneiras de acompanhar as inscrições no Exame:

1)Página do participante: disponível no portal do Inep, a página do participante é acessível por meio da inserção do número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e senha. Na própria tela inicial, os candidatos que não se lembram mais, conseguem recuperar a senha do Enem 2016. Para isto, basta clicar na opção “Esqueci minha senha”, no canto inferior direito da janela de acesso.

2)Aplicativo do Enem 2016: o MEC lançou um aplicativo com informações sobre o Exame deste ano, desenvolvido em parceria com o Inep. Por meio dele, o estudante consegue fazer o acompanhamento da situação da inscrição, cronograma, local de prova do Enem 2016, cartão de confirmação, gabaritos e resultados. A organização recomenda que o download do seja realizado diretamente na loja do celular: Google Play (Android), App Store (iOS) e Windows Store (Windows Phone). O aplicativo pode ser instalado em tablets e smartphones.

Cartão de confirmação de inscrição do Enem 2016

Todos os 8,6 milhões de estudantes que tiveram suas inscrições validadas terão acesso ao cartão de inscrição do Enem 2016. O documento será disponibilizado via internet, com acesso feito através da página do participante. Os candidatos poderão tanto salvar uma versão digital, quanto imprimir o cartão. Desde a última edição do Exame, o documento não é mais entregue pelo Inep no endereço de cada estudante, visando a redução de custos na organização das provas.

O cartão de confirmação de inscrição conta com as seguintes informações: número de inscrição; data; local; hora de realização das provas Enem 2016; indicação da necessidade de atendimento diferenciado e/ou específico (se for o caso); opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol); solicitação de certificação de conclusão do ensino médio (se for o caso).

Apesar de ser rico em informações, o documento não precisa ser apresentado em nenhum dos dois dias de aplicação do Exame. O Inep exige apenas que o candidato leve uma caneta esferográfica preta, confeccionada de material transparente, além de um documento original de identificação com foto: carteira de identidade (RG – Registro Geral), Carteira Nacional de Habilitação (CNH), passaporte, documento militar, carteira de trabalho (emitida após 27 de janeiro de 1997).

Os portões dos locais de prova serão abertos ao meio dia e fechados às 13h. O Exame terá início às 13h30min, com 04h30min de duração no primeiro dia e 05h30min no segundo. No sábado, serão aplicadas as provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza. No domingo, será a vez das provas de redação do Enem 2016, Linguagens e Matemática. Não haverá tolerância a atrasos e em todos os municípios de qualquer Estado do país será levado em conta o horário oficial de Brasília/DF.

Tags : Enem
Redação

Autor (a) Redação

Aqui no vocênoenem você encontrará respostas para as dúvidas mais frequentes dos candidatos sobre o ENEM, ficando por dentro de todos os detalhes.

guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Exibir todos os comentários