close

Com regras restritas, são abertas as inscrições para o Fies 2019

Com as mudanças ocorridas para este ano, o Fies, Fundo de Financiamento Estudantil, tem uma expectativa baixa, principalmente para os mais pobres, pois teve o número de vagas reduzido. Mas, fique atento, pois as inscrições para o Fies 2019 estão abertas entre os dias 07 e 14 de fevereiro, com as opções do Novo Fies e do P-Fies.

Quem se inscrever para concorrer a uma vaga no Fies deverá acompanhar o cronograma do programa para não perder os prazos.

Encontre a faculdade ideal por um preço que você pode pagar


Segue abaixo cronograma completo do Fies 2019

  • Inscrições para o Fies e P-Fies 2019 – 07 a 14 de fevereiro
  • Resultado das modalidades Fies e P-Fies – 25 de fevereiro
  • Complementação da inscrição na modalidade Fies – 26 de fevereiro a 7 de março
  • Complementação da inscrição postergada – 28 de fevereiro a 11 de março
  • Lista de espera – Modalidade Fies – 27 de fevereiro a 10 de abril

Diferença entre as duas modalidades do Fies 2019

Novo Fies

O Novo FIES ofertará vagas com juros zero para os estudantes que tiverem uma renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos. Nessa modalidade, o aluno começará a pagar as prestações respeitando o seu limite de renda, fazendo com que os encargos a serem pagos pelos estudantes diminuam consideravelmente.

P-Fies

Já o P-Fies, é destinada aos estudantes com renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos. A referida modalidade funciona com recursos dos Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento e ainda, com os recursos dos Bancos privados participantes.


Como se inscrever para o Fies 2019

Confira o passo a passo para solicitar o financiamento:

  1. Passo: Inscrição no Sistema de Seleção do Fies – O primeiro passo para efetuar a inscrição consiste em acessar o Sistema de Seleção do FIES (FIES Seleção) e informar os dados solicitados. No primeiro acesso, o estudante informará seu número de Cadastro de Pessoa Física (CPF), sua data de nascimento, um endereço de e-mail válido e cadastrará uma senha que será utilizada sempre que o estudante acessar o Sistema. Após informar os dados solicitados, o estudante receberá uma mensagem no endereço de e-mail informado para validação do seu cadastro. A partir daí o estudante acessará o FIES Seleção e fará sua inscrição informando seus dados pessoais, do seu curso e instituição.
  2. Passo: Inscrição no SisFIES – O estudante pré-selecionado deverá acessar o SisFIES e efetivar sua inscrição, em até 5 (cinco) dias corridos a contar da divulgação de sua pré-seleção, informando os dados de financiamento a ser contratado.
  3. Passo: Validação das informações – Após concluir sua inscrição no SisFIES, o estudante deverá validar suas informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), em sua instituição de ensino, em até 10 (dez) dias contados a partir do dia imediatamente posterior ao da conclusão da sua inscrição. A CPSA é o órgão responsável, na instituição de ensino, pela validação das informações prestadas pelo candidato no ato da inscrição.
  4. Passo: Contratação do financiamento – Após a validação das informações, o estudante, e se for o caso, seu(s) fiador(es) deverão comparecer a um agente financeiro do FIES em até 10 (dez) dias, contados a partir do terceiro dia útil imediatamente subsequente à data da validação da inscrição pela CPSA, para formalizar a contratação do financiamento.

No ato da inscrição no SisFIES, o estudante escolherá a instituição bancária, assim como a agência de sua preferência, sendo o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal os atuais Agentes Financeiros do Programa.



Tags : FiesNovo FiesP-Fies
Márcia Rabelo

Autor (a) Márcia Rabelo

Graduando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, produtora/editora de textos e artigos para os sites vocênoenem, vocênoencceja, Clube DETRAN e i50, além de gerente de vendas no Grupo Barukar E-commerce.

Deixe seu Comentário

avatar