O MEC divulga, nesta segunda-feira (13), o resultado do processo seletivo do Fies 2017

O resultado do processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o primeiro semestre de 2017 será divulgado hoje (13). Os estudantes poderão consultar a lista dos candidatos pré-selecionados na chamada regular, bem como a lista de espera, no site do programa e na instituição em que fez a inscrição. Nesta edição, são ofertados 150 mil financiamentos.

Os estudantes classificados com base no número de vagas do curso serão pré–selecionados na chamada única. Os demais, não pré–selecionados, serão automaticamente incluídos em lista de espera.

A partir de amanhã (14), até o dia 20, os estudantes da chamada única deverão concluir a inscrição no SisFies. Para os que ficaram na lista de espera, o prazo para concluir a inscrição é o dia 3 de março.

Lista de pré-selecionados estará disponível no site do programa e nas instituições de ensino. Foram ofertadas 150 mil vagas

O Fies oferece financiamento a estudantes em cursos de instituições privadas de ensino superior. A taxa efetiva de juros do programa é de 6,5% ao ano. O percentual de financiamento é definido de acordo com o comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita do estudante. O candidato deve ter renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa.

Neste semestre, o governo reduziu o teto do financiamento aos estudantes. O limite mensal do Fies passou de R$ 7 mil para R$ 5 mil.

A oferta de vagas do programa dá prioridade aos cursos de engenharias, formação de professores e áreas de saúde. Além das áreas prioritárias, o programa valoriza os cursos com melhores índices de qualidade em avaliações do Ministério da Educação.

Para participar é preciso ter tirado pelo menos 450 pontos na média das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não ter zerado a redação.

Principais datas do Fies 2017

O Fies 2017 é composto basicamente de quatro etapas: a seleção, o período de inscrição para quem foi convocado em chamada única, a divulgação dos nomes em lista de espera e a inscrição para quem conseguir o financiamento nesta última modalidade.

Para acompanhar direitinho o andamento do processo seletivo, você precisa ficar ligado nas datas de cada uma dessas etapas.

Processo seletivo: 7 a 10 de fevereiro

O processo seletivo do Fies 2017 abre no dia 7 de fevereiro, terça-feira, e já encerra na sexta-feira, dia 10. O candidato tem apenas quatro dias para se inscrever e escolher o curso desejado.

Divulgação dos resultados: 13 de fevereiro

O resultado do Fies 2017 sai na segunda-feira logo após o encerramento das inscrições. Nesse dia serão conhecidos os nomes do aprovados em primeira chamada e os daqueles que ficaram em lista de espera.

Segunda etapa de inscrição: 14 a 20 de fevereiro

Quem for aprovado na chamada única terá que se preparar para a segunda etapa de inscrição do Fies 2017. Dos dias 14 a 20 de fevereiro o candidato terá que acessar o e informar todos os dados necessários para dar continuidade ao processo de obtenção do financiamento.

Depois desta etapa, o candidato ainda terá um prazo para:

-Apresentar a documentação necessária à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da faculdade escolhida.

-Comparecer a um agente financeiro do Fies para fazer a contratação do financiamento.

Lista de espera: 14 de fevereiro a 03 de março

Quem ficar em lista de espera também precisa estar ligado no cronograma. Os nomes começam a ser chamados a partir do dia 14 de fevereiro (um dia depois da divulgação dos resultados) e até o dia 3 de março os candidatos ainda podem conseguir vaga.

Mas aqui não basta apenas cruzar os dedos e torcer. Assim que seu nome em lista de espera for chamado, o candidato terá um prazo de apenas cinco dias corridos (veja bem: não são cinco dias úteis!) para dar prosseguimento ao processo de inscrição.

A recomendação para quem ficar em lista é: acesse o sistema todos os dias! Se o seu nome aparecer entre os convocados, você terá que correr com a inscrição no SisFIES, na CPSA e no agente financeiro.

Quem perder a data cede o financiamento para o próximo candidato da fila.