close
Enem

ENEM – 8 dicas para ter um ambiente de estudo proveitoso

Trabalhos, provas, ENEM, vestibular – sempre estamos estudando, para uma coisa ou outra, não é mesmo? Mas será que estamos de forma propícia, em um ambiente realmente adequado?

Você sabia que o local escolhido para estudar influencia muito na nossa capacidade de absorver conteúdo? Pois bem: se sabia, reforçará isso e, se não sabia, aprenderá muito com as nossas 8 dicas para ter um ambiente de estudo mais proveitoso. Confira!

8 dicas para ter um ambiente de estudo proveitoso

O ambiente ideal para estudar

Regras

Algumas regrinhas farão com que você respeite o seu tempo de estudo. Estabeleça horários e algumas definições, como não atender o telefone, desligar o celular, desligar a TV e, principalmente, faça um acordo com a sua família, para não ser incomodado nesse momento.

Rotina de estudos

Estabeleça uma rotina diária, não deixe para estudar apenas quando der vontade, ou depois daquele filme o qual está passando na TV e você quer muito ver. Rotina significa criar o hábito. Normalmente ela é associada a algo monótono, sem graça, mas esqueça isso! Lembre-se que esse é um dos passos para o seu sucesso no futuro.

Disciplina

Disciplina é a capacidade de seguir as regras e a rotina planejada. Fator importantíssimo para que você consiga estabelecer um ótimo ambiente de aprendizado.

Lugar tranquilo

A concentração nos estudos depende muito do que acontece ao seu redor. Um lugar cheio de barulho, movimentação intensa e distrações só fará com que a sua atenção seja desviada a todo momento. Por isso, escolha um lugar tranquilo para aprender.

Um bom espaço

Essa é a definição daquele local com boa iluminação e ventilação e com móveis dispostos de forma que fique bem acomodado. Um bom espaço compreende um cômodo claro, arejado e com área suficiente para comportar você e seus materiais de estudos de forma confortável.

8 dicas para ter um ambiente de estudo proveitoso

Conforto

Nesse contexto, entende-se por conforto um espaço com móveis adequados ao bem-estar de quem está ali para estudar. Não significa um sofá confortável, que possa lhe atrair para uma leitura deitado. Significa móveis com boa ergonomia, principalmente a cadeira. O bom posicionamento da mobília também contribuirá com a composição de um prazeroso ambiente.

Conhecer a personalidade

Respeite a sua personalidade. Se você é tranquilo e consegue estudar por horas seguidas, tudo bem, mas se é mais agitado, não force a barra. Estabeleça um determinado tempo para leitura de conteúdo e resolução de questões práticas, e permeie essas atividades com um intervalo para espairecer ou realizar exercícios físicos leves.

Esteja sempre bem alimentado

Nunca pule refeições ou se alimente apenas com lanchinhos rápidos. Uma boa dieta lhe dará energia suficiente para aguentar as horas de concentração. A fome ou falta de alguns nutrientes atrapalhará o seu rendimento.

Seguindo essas dicas e utilizando algumas técnicas de estudo, você alcançará um bom desempenho em suas provas. São coisas simples, mas que fazem toda a diferença e possibilitam um aprendizado eficiente. O importante é concentrar em suas metas e manter o foco, ser disciplinado e ciente de que os resultados só dependem de suas próprias ações.

E você, o que achou das dicas? Já coloca essas ou outras em prática? Vamos trocar experiências através dos comentários!

Tags : Provas
Redação

Autor (a) Redação

Aqui no vocênoenem você encontrará respostas para as dúvidas mais frequentes dos candidatos sobre o ENEM, ficando por dentro de todos os detalhes.

guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Exibir todos os comentários