O prazo para inscrições no Enem 2019 terminam dentro de uma semana
O Enem é uma das principais portas de entrada no ensino superior. Por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), a nota no exame permite ingresso em diversas instituições públicas de ensino. Além disso, o Enem também possibilidade estudar em uma instituição privada com bolsa parcial ou integral com o Programa Universidade para Todos (ProUni) ou financiar sua faculdade por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).
Os candidatos devem fazer a inscrição no site oficial da prova. A taxa de inscrição custa R$ 85 e deve ser paga entre os dias 6 e 23 de maio, em agências bancárias, casas lotéricas e correios. Vale lembrar: quem tem isenção de taxa deve fazer a inscrição no Enem 2019 até dia 17 de maio.
Confira o edital do Enem 2019: Versões do Edital
Quem pode se inscrever?
O Enem permite a inscrição de todos os estudantes que estão no ensino médio ou já concluíram. Para quem ainda está no Ensino Médio, no 1º ou 2º ano, a participação é como treineiro, ou seja, não poderão usar as notas para entrar no ensino superior.
Quando as provas acontecem?
O exame ocorrerá em dois domingos: 3 e 10 de novembro.
Como fazer as inscrições?
A inscrição para o Encceja 2019 será feita exclusivamente pela internet, através da Página do Participante do Encceja, a partir das 10h do dia 20 de maio até às 23h59m do dia 31 de maio de 2019. Para isso, o candidato deve digitar o CPF, data de nascimento e cadastrar uma senha de acesso.
O candidato que fizer a inscrição para a prova do Encceja 2019 e não comparecer no dia para fazer o exame, e quiser fazer a prova no ano de 2020 ou outra ocasião posterior, deverá justificar sua ausência no sistema de inscrição. Caso o participante não justifique a sua ausência, deverá ressarcir ao Inep o valor a ser divulgado no ano seguinte, mediante Guia de Recolhimento da União Cobrança (GRU), no endereço enccejanacional.inep.gov.br.