close

Instituições de ensino oferecem mais de 2 mil vagas pelo Sisu no Ceará

O Instituto Federal do Ceará (IFCE) e a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) vão ofertar juntas 2.269 vagas na segunda edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) deste ano. As vagas estão distribuídas entre mais de 60 cursos superiores em 21 municípios cearenses e também em São Francisco do Conde, na Bahia, onde a Unilab tem um campus. As inscrições começam hoje (8) e vão até quarta-feira (10).

O IFCE oferece o maior número de vagas: 1.965 para 60 cursos. Deste total, 970 serão disputadas pela ampla concorrência e 995 destinam-se ao sistema de cotas. Nesta edição do Sisu, o Instituto Federal vai oferecer bônus de 10% na nota do Enem para quem concluiu o ensino médio no Ceará e de 20% para quem mora em um dos municípios abrangidos pelocampus onde pretende estudar.

Já a Unilab oferecerá 304 vagas: 200 para os três campi que ficam no Ceará (localizados em Redenção e Acarape, na região metropolitana de Fortaleza) e 104 para o Campus dos Malês, em São Francisco do Conde, na Bahia.

O resultado da chamada única do Sisu será divulgado no dia 15. As matrículas nas duas instituições serão feitas nos dias 19, 22 e 23 de junho no campus para o qual o candidato foi selecionado – com exceção do Campus dos Malês, da Unilab, onde as matrículas serão somente no dia 19.

Não há oferta de vagas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), que participa apenas da primeira edição do Sisu de cada ano.

O que é o Sisu
O Sisu é um sistema que seleciona estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para as insituições públicas do ensino superior. As inscrições deverão ser feitas pelo site do Sisu.

O processo seletivo do Sisu terá apenas uma chamada e o resultado, que será divulgado no dia 15 de junho, poderá ser consultado na página do Sisu na internet. A matrícula deverá ser realizada nos dias 19, 22 e 23 de junho na instituição em que o aluno foi selecionado.

Para fazer parte da lista de espera, o candidato deve entrar no site do Sisu entre os dias 15 e 26 de junho. As universidades terão de 19 a 26 de junho para informar as vagas disponíveis no site.

Como participar
Ao acessar o sistema, os estudantes poderão checar todas as vagas disponíveis para a seleção. Porém, cada estudante poderá se inscrever em duas opções de vagas. No ato da inscrição, será preciso escolher, em ordem de preferência das vagas, a instituição, o local de oferta, o curso e o turno em que ele é ministrado.

Entre o dia 8 e as 23h59 do dia 10, o estudante poderá trocar suas opções no sistema quantas vezes quiser, e também cancelar sua inscrição. Durante o período, o Sisu informará a nota de corte de cada curso e turno, ou seja, a nota mínima para ser aprovado naquele curso, segundo o número total de inscritos e o número de vagas oferecidas. O Sisu considera apenas as últimas opções cadastradas no momento do fechamento das inscrições.

Na hora de fazer as duas opções de vaga, o candidato deve escolher uma das três modalidades de concorrência: a concorrência pelo sistema de cotas que segue a lei federal, a concorrência pelo sistema de ação afirmativa determinado pela instituição de ensino que oferece a vaga, e a ampla concorrência.

 

Tags : InscriçãoSisu
Redação

Autor (a) Redação

Aqui no vocênoenem você encontrará respostas para as dúvidas mais frequentes dos candidatos sobre o ENEM, ficando por dentro de todos os detalhes.

Deixe seu Comentário

avatar